sexta-feira, 20 de agosto de 2010

WRC 2010 - Rali da Alemanha (Dia 1)

No primeiro dia do Rali da Alemanha, que faz este ano o seu regresso ao WRC depois de um ano de ausência, o lider é o mesmo desde 2002: Sebastien Löeb. Num ano em que os Citroen C4WRC são os mais velozes nas classificativas, aqui Löeb tem uma reputação a defender e no final do primeiro dia, a diferença para o segundo classificado, o carro de Dani Sordo, é de apenas 9.5 segundos. Mas a diferença para o melhor dos Ford, o de Jari-Matti Latvala, é de... 1 minutos e quatro segundos.

"Foi um bom dia, um pequeno erro neste último troço. Segui em frente num cruzamento e deixei calar o motor. Isso custou-me algum tempo mas está tudo bem. Vamos ver como corre amanhã. Estou a andar no limite", afirmou o piloto francês no final da derradeira especial do dia aos microfones da World Rally Radio.

Para Sordo, que regressa à equipa oficial para fazer os ralis em asfalto, o duelo com Löeb está a ser interessante de seguir, ainda por cima num sitio onde estreia um novo navegador, Diego Vallejo. "Estou muito satisfeito com o carro e com este primeiro dia. Estou muito contente com o navegador, estamos cada vez melhores e cada vez nos entendemos melhor. Amanhã será difícil mas vou tentar pilotar bem como hoje, mas há que ter cuidado com os pneus", disse.

Outro dos pilotos da Citroen, Sebastien Ogier, está no quarto posto e a pressionar Latvala, pois agora está a menos de cinco segundos do finlandês, apesar dos problemas que teve durante a manhã, primeiro com o ter deixado calar o motor no inicio da classificativa, e depois quando danificou as jantes do lado esquerdo. Mikko Hirvonen é quinto, seguido do regressado Francois Duval, sexto num Stobart-Ford.

O belga de 30 anos está numa luta pelo sexto lugar com o inglês Matthew Wilson e com o finlandês Kimi Raikonnen, com os três separados por doze segundos, à frente de Petter Solberg, que teve um furo durante a manhã e outro à tarde e caiu imenso na classificação. A fechar os pontos está o americano Ken Block.

Em relação aos pilotos portugueses presentes neste Rali da Alemanha, Armindo Araujo lidera a classificação dos carros de Produção, com uma vantagem de 28,4 segundos sobre o neozelandês Hayden Paddon. "O carro está mesmo ao meu gosto e nas cinco especiais que disputámos conseguimos fazer a diferença. Estamos a impor um ritmo alto e a liderar de forma clara. O primeiro dia está cumprido e claramente dentro dos objetivos que traçamos", começou por dizer o piloto português do Mitsubishi Lancer EVO X.

"Vamos continuar a adotar o mesmo andamento e tentar ganhar mais segundos aos nossos adversários. Este rali é muito técnico e exige um nível de concentração elevado mas estamos confiantes e bem preparados para manter esta posição", concluiu.

Bernardo Sousa está a ter problemas neste seu primeiro dia devido à avaria da direcção assistida do seu Ford Fiesta S2000, que o fez cair na classificação e fez encarar a desistência do rali. "Não tenho direção assistida e estou exausto. Não tenho mais nada para dar. O meu navegador vai levar o carro até ao parque de assistência porque eu já não consigo. Pode ser que descubramos que ele tem talento e amanhã seja ele a pilotar o carro", gracejou o líder do nacional de Ralis.

Nuno Barroso Pereira, num Subaru Impreza PWRC, tem demonstrado um bom andamento, mesmo se os seus tempos têm sido modestos. É agora o nono na classificação da categoria.

O rali da Alemanha continua amanhã.

Sem comentários: