sexta-feira, 22 de outubro de 2010

WRC 2010 - Rali da Catalunha (Dia 1)

O primeiro dia do Rali da Catalunha demonstra um pouco mais do que o costume: Sebastien Löeb domina as classificativas de asfalto, o primeiro da armada do "double chevron", demonstrando que mesmo depois de 60 vitórias e sete títulos, ainda continua competitivo e com vontade de vencer, de dominar. Mesmo que o francês tivesse a tarefa de 'abrir' as estradas esta manhã, não perdeu tempo suficiente para que os rivais pudessem aproveitar esse facto.

"É verdade que eu estava a limpar as estradas mas o piso estava um pouco molhado, pelo que havia menos para limpar. E eu estava a andar a fundo agora que já não tenho nada a perder. Não temos as mesmas preocupações do que quando estamos a lutar pelo título", afirmou Löeb no final da última especial da 1ª secção.

Os seus maiores perseguidores foram o Citroen de Sebastien Ogier e o Ford de Jari-Matti Latvala, que lutam entre si pelo segundo posto. Latvala levou a melhor de manhã e estava na mó de cima, em claro contraste com o seu companheiro Mikko Hirvonen, que anda no quinto posto, embora não muito longe dos primeiros. Mas as posições mudam a cada classificativa e Latvala lutava com Sebastien Ogier e Petter Solberg pelo segundo posto. Pela tarde, conseguiu passar Latvala e tirar oito segundos a Löeb, mas não foi muito mais longe no ataque à liderança. Mas Ogier era um piloto feliz: "Penso que foi um bom dia. Não estou muito longe do Seb, por isso é bom. Amanhã temos de tentar segui-lo e sei que em asfalto vai ser muito difícil", referiu Ogier no final desta tarde.

Já Petter Solberg andou o dia inteiro a recuperar do atraso de vinte segundos que sofreu na parte inicial. Ganhou uma classificativa e esteve entre os mais rápidos, mas no final do dia é quarto classificado, a 22,4 segundos de Sebastien Löeb. Um pouco atrás e de forma algo inesperada no quinto posto, está Dani Sordo, que demorou a adaptar-se às classificativas iniciais na Catalunha. Sexto no final da manhã, tentou melhorar nas classificativas da tarde, mas no final do dia ainda estava longe da luta pelos lugares da frente.

A partir do sexto lugar, já era outra liga: Matthew Wilson era sétimo, mas tinha uma desvantagem de um minuto sobre Sordo, mas afastava-se dos Ford de Frederico Villagra, o oitavo, o de Ken Block, o nono, e o Ford Fiesta S2000 de Henning Solberg. O Rali da Catalunha prossegue amanhã.

Sem comentários: