terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Youtube Car Chase Classic: Gone in 60 Segundos, 1974



Não, não me enganei. Não estou a falar do filme de 2000, mas sim um que aconteceu vinte e seis anos antes, em 1974. E o filme algo obscurecido hoje em dia, mas tem uma particularidade: tem uma das cenas mais compridas de sempre, e a maior quantidade de carros destruidos da história do cinema. A maior até ao Blues Brothers, seis anos depois.

O filme é basicamente a aventura de um senhor chamado Henry Blight Halicki, que era um apaixonado por automóveis. Era duplo e um dos maiores colecionadores de automóveis da Califórnia, e basicamente a história de um vendedor de seguros, ladrão de automóveis nas horas vagas, que tem de cumprir uma proposta feita por um barão de droga sul-americano: roubar 48 carros em 48 horas. E claro, o herói da história tem uma perferência por um Ford Mustang Mach 1 de 1973, de seu nome "Eleanor".

O filme é um longo improviso: não havia guião, havia diálogos, sim, mas não um guião como conhecemos. Os editores andavam atarantados para saber que partes é que deveriam cortar ou não, mas Halicki dizia o que queria. E era ele a fazer as suas próprias acrobacias, tanto mais que na cena final, as lesões... são reais. E alguns dos acidentes são reais, bem como as pessoas que se vêm no passeio, pois julgavam que estavam a ver uma perseguição real! Em suma: o filme é quase um documentário com algumas pitadas de drama...

O filme custou 150 mil dólares para o fazer, e algumas das personagens são conhecidas do mundo do automobilismo americano, como Parnelli Jones e Gary Bettenhausen. Estreou-se em Junho de 1974 nas salas de cinema americanas e rendeu 40 milhões de dólares em receitas. Para improviso com algumas cenas realistas, deu um lucro enorme!

Halicki tentou treze anos depois fazer um segundo filme da série, fazendo os mesmos truques do primeiro. Contudo, a 20 de Agosto de 1989, quando filmava uma das primeiras cenas, um tanque de agua caiu em cima de um dos carros que Halicki conduzia, matando-o. A sua mulher Denise ficou com a história e depois vendeu os direitos a Jerry Bruckheimer, que fez o remake em 2000, com os resultados já conecidos.

Aqui, coloco somente a primeira parte. coloco aqui os links para a parte 2, parte 3, parte 4 e parte 5. Vão buscar as pipocas ou a cerveja, e não planeiem nada, porque isto é mesmo longo!

Sem comentários: