sábado, 26 de março de 2011

Eagle MK1: a experiência de Dan Gurney como construtor

(...) "Em finais de 1965, Dan Gurney guiava para o seu amigo Jack Brabham. Nessa altura, a Formula 1 iria mudar de regulamentos, passando a incorporar motores de 3 Litros, o dobro dos então 1.5 litros vigentes. Impressionado por aquilo que ele tinha feito, como construtor, Gurney decidiu aproveitar os novos regulamentos para fazer o seu próprio chassis. E não era o único: outro dos seus amigos do pelotão, o neozelandês Bruce McLaren, estava a fazer a mesma coisa que ele. Procurou alguns dos seus compatriotas, entre os quais Carrol Shelby, para o apoiar no seu projecto, e eles acederam. Depois, tentou encontrar fornecedores que o pudessem apoiar nesse projeto, e encontrou isso na Goodyear, a fornecedora de pneus que queria há muito contestar o domínio da Firestone no automobilismo nacional e internacional.

Com esses apoios, Gurney decidiu fundar no final de 1965 a All American Racers, que apesar de estar situado nos Estados Unidos, a sua oficina seria na Grã-Bretanha, pois o objectivo dele nessa altura continuava a ser de competir na Formula 1. Mas claro, Gurney não esquecia os Estados Unidos, especialmente a Indy 500." (...)

É assim que começa o meu mais recente artigo publicado no site Podium GP. Desta vez, resolvi falar sobre o Eagle TG1, o carro no qual Dan Gurney construiu e correu entre 1966 e 68, nos primeiros tempos da Formula 1 de 3 litros. Apesar de algumas promessas e de uma vitória mitica no circuito de Spa-Francochamps, a 18 de Junho de 1967, Gurney e o seu chassis, mais o seu motore Westlake, não foram muito longe e não marcaram uma posição na história. No final de 1968, Gurney decidiu continuar como construtor nos Estados Unidos.

Mas enquanto teve a sua equipa, acolheu por amizade outro piloto com ambições de construtor: Bruce McLaren. E enquanto lutava para construir um chassis competitivo, Gurney convidou McLaren para correr em três corridas na temporada de 1967. Irónicamente, McLaren que fez a mesma coisa que Gurney: vencer o GP da Belgica, a bordo do seu próprio carro. Certamente que tirou certas lições do tempo da Eagle...

Sem comentários: