domingo, 1 de janeiro de 2012

Dakar 2012 - dia 1

E depois do Ano Novo, começou em Mar del Plata a edição do Rali Dakar de 2012. Que desta vez percorrerá o Chile e o Peru, terminando na capital, Lima, daqui a duas semanas. Hoje, neste dia de Ano Novo, motards e pilotos iam de Mar del Plata até Santa Rosa de la Pampa, no total de 763 quilómetros, 57 dos quais em percurso especial, uma espécie de introdução aos desafios deste longo "rally-raid".

Nos carros, os Mini da X-Raid dominaram a etapa, com o russo Leonid Novitsky a levar a melhor sobre o polaco Krzysztof Holowczyc por uns meros cinco segundos. No terceiro lugar ficou Stephane Peterhansel, visto por muitos como o favorito à vitória nesta prova, que ficou a nove segundos do tempo vencedor. Atrás dos Mini ficou o Toyota de Giniel de Villiers, a 15 segundos de Novitsky, enquanto que Robbie Gordon, depois de ter feito a sua habitual partida na rampa de Mar del Plata, acabou esta etapa no quinto posto, a bordo do seu Hummer laranja e a 49 segundos do melhor tempo.

O português Carlos Sousa, no seu Great Wall Haval - e com a sua equipa a ser vista com uma grande curiosidade no pelotão do Dakar - acabou a etapa na sexta posição, a 52 segundos do líder. Outro português, Ricardo Leal dos Santos, e a bordo de outro Mini da X-Raid, acabou a etapa na décima posição, a dois minutos e 13 segundos. O espanhol Nani Roma teve uma etapa agitada, acabando apenas com o 13º tempo, a dois minutos e 20 segundos, enquanto que Nasser Al-Attiyah perdeu ainda mais tempo, quase dez minutos, com o seu Hummer H3, terminando a etapa num modesto 38º lugar. Um dos pilotos que já desistiu neste Dakar é o sul-africano Alfie Cox, cujo seu carro, o Volvo XC60, foi vítima de um incêndio, do qual ambos sairam ilesos, mas o seu carro ficou totalmente destruido.

Antes dos carros, apareceram as motos, com o chileno Francisco "Chaleco" Lopez, na sua moto Aprilia, a ser o melhor, 14 segundos na frente de Marc Coma. O terceiro classificado foi o argentino Javier Pizzolito, que ficou a 27 segundos de Chaleco Lopez. Quanto aos portugueses, Ruben Faria foi o melhor, no oitavo posto, perdendo um minuto e 18 segundos para o piloto chileno. Na 16ª posição ficou Helder Rodrigues, a um minuto e 57 segundos, e que sofreu um pouco na partida: 

"A moto não pegou no parque fechado e tive de a trazer à mão até à partida. Depois desligámos a parte elétrica do road book. Agora só quando chegar ao final da etapa é que vamos tentar perceber o que é que está mal. Tentei concentrar-me e perder o menos tempo possível."

Uma posição mais atrás ficou outro português, Paulo Gonçalves, que este ano tripula uma moto Husqvarna. 

Entretanto, o Rali Dakar já ficou marcado por um acidente mortal. O "motard" argentino Jorge Martinez Boero sofreu um gave acidente do qual resultou graves ferimentos no seu torax. Transportado para o hospital de Mar del Plata, acabou por morrer, apesar dos esforços dos médicos. Tinha 38 anos.

O Rali Dakar continua amanhã, com os pilotos a irem de Santa Rosa de la Pampa a San Rafael, no total de 487 quilómetros, 295 dos quais em especial. 

Sem comentários: