quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dakar 2012 - Dia 5

A quinta etapa do Rali Dakar, que ligou as localidades argentinas de Chilecito e Fiambalá, no total de 246 quilómetros, 177 dos quais em etapa especial, foi disputada debaixo de chuva forte, que fez estragos no percurso, ao pontos de encurtar a etapa em cerca de 80 quilómetros. Mas por outro lado, fez baixar as temperaturas, que andavam muito altas nos últimos dias. 

Esta foi uma etapa onde os Mini foram os melhores e onde, primando pela regularidade, o polaco Kryzstof Holowczyk conseguiu arrebatar o primeiro tempo na especial de hoje, ficando na frente do Hummer de Robby Gordon por pouco mais de um minuto. Este voltou a mostrar que o Hummer consegue ser bastante competitivo quando tudo corre bem, mas por outro lado, o qatari Nasser Al-Attiyah, vencedor do Dakar de 2011, não terá muitas razões de satisfação com a fiabilidade do seu automóvel na especial de hoje.

Attyah, que estava a circular entre os mais rápidos, acabou por ver um dos tubos do sistema de refrigeração romper-se, perdendo mais de 23 minutos no processo de reparação e a cair na classificação geral. Na terceira posição do troço ficou Stéphane Peterhansel, com o francês da Mini a ficar a três minutos e 52 segundos do vencedor, logo na frente dos Mini de Nani Roma, Leonid Novitskiy e Ricardo Leal dos Santos, perfazendo assim o total de cinco Mini entre os seis primeiros. 

"Viemos ao ataque, mas um ataque moderado. A etapa correu bem, mas o facto de o nosso carro transportar mais 150 quilos que os outros, repercutiu-se nalgumas zonas, particularmente nas subidas. Podia ter feito melhor, mas agora a minha meta aponta para terminar a prova no Top 10. Vai demorar alguns dias, mas estou certo de que lá vamos chegar", referiu Ricardo Leal dos Santos à chegada ao final do setor seletivo. 

Carlos Sousa voltou a rubricar uma boa prestação com o seu Great Wall e terminou a etapa em sétimo, atrás de Leal dos Santos. "Já tinha feito esta etapa em 2010 e na altura foi tudo muito mais complicado. Felizmente, não apanhámos tanto calor hoje como nos últimos dias e mesmo a passagem pelas dunas acabou por revelar-se tranquila, mesmo se também decidi rodar com algumas cautelas - às vezes até demais -, para não deixar aquecer muito o carro, até em face dos problemas já experimentados pelo Zhou Young nos primeiros dias", revelou o piloto português à chegada a Fiambalá. 

Na classificação geral, Peterhansel mantém o comando, com quatro minutos e 18 segundos de vantagem sobre Holowczyk e dez minutos e 39 segundos sobre Nani Roma, que é terceiro. Robby Gordon é quarto no seu Hummer, a 13 minutos e 32 segundos, logo à frente do Toyota de Giniel de Villiers e o Mini de Leonid Novistkiy. Com o azar de Al-Attiyah, Carlos Sousa subiu agora para o sétimo posto, a 40 minutos e 55 segundos da liderança. Já Ricardo Leal dos Santos, no seu Mini com mais uma boa prestação nesta etapa, deu mais um salto na geral e agora está na 20ª posição. 

Nas motos, a etapa de hoje ficou marcada por nova vitória de Cyril Després sobre Marc Coma, e dessa forma o piloto francês aumentou a sua liderança do Dakar em mais um minuto e 41 segndos, passando a deter agora uma margem de nove minutos e 51 segundos sobre o "motard" espanhol. Esta foi uma etapa onde o francês beneficiou do facto de partir atrás de Marc Coma o que contribuiu para que o voltasse a vencer. Esta luta entre Després e Coma está a cavar um enorme fosso para todos os outros concorrentes, com os pilotos mais perto em termos de classificação geral a terem um dia abaixo das suas possibilidades. 

Hélder Rodrigues, por exemplo, mantém o terceiro lugar da geral, mas foi apenas 14º na tirada de hoje, perdendo 21 minutos e oito segundos para Després. Na geral, está agora a 47 minutos e seis segundos de Després. No quarto posto permanece Francisco "Chaleco" Lopez, que recuperou sensivelmente dois minutos ao piloto luso. Paulo Gonçalves foi décimo na etapa e subiu ao quinto posto da geral. O melhor motard luso foi hoje Rúben Faria, que acabou na sétima posição, depois de ter andado toda a etapa a lutar pelo terceiro posto. Nada mau para quem tem uma entorse no polegar da mão direita... com isto, subiu quase uma dezena de posições na classificação geral. 

Amanhã, máquinas e pilotos sairão da Argentina e entrarão em terras chilenas, numa etapa que ligará Fiambalá e Copiapó, num total de 394 quilómetros, 153 dos quais em classificativa especial cronometrada.

Sem comentários: