quinta-feira, 25 de abril de 2013

Investigações sobre as obras de Sochi

O GP da Rússia está marcado - em principio - para outubro de 2014 na cidade de Sochi - que altura bem estranha, ainda por cima com uma cidade que vai receber os Jogos Olimpicos de... inverno! - mas desde há muito tempo que se sabe que a construção das instalações olimpicos vive tempos conturbados. Já a entidade que estava encarregada da construção da pista faliu no inicio do ano, mas o governo local assegurou que as obras prosseguirão como planeado.

Agora, dois dias depois Sebastian Vettel e David Coulthard terem viajado a Sochi para ver o estado das obras e de terem dado mais uma garantia de que estas estarão a tempo, o jornal local Izvestia publicava esta quarta-feira que o governo russo, na figura do vice-primeiro ministro Dimitri Kozak, pediu ao ministro da Integração Regional, Igor Slyuniayev, para que investigue a qualidade as obras do parque olimpico. Isso depois do governo russo ter revisto o custo das obras, tendo passado agora dos projetados 250 milhões de dólares para os 380 milhões.

Para piorar as coisas, surgiram rumores sobre a qualidade das obras. O jornalista britânico Joe Saward fala no seu blog que uma das razões deste inquérito foi um pedido de Hermann Tilke, o construtor do circuito de Sochi, sobre a qualidade das obras na zona ao governo regional de Krasnodar, onde Sochi se situa. A ideia de que haja um encarecimento das obras na inversa proporção da qualidade dos materiais não será nova noutros lados, mas na Rússia, isso poderá ser grave, dado que tudo isto está a ser feito na sua esmagadora maioria com dinheiro governamental.

Veremos. O relatório terá de estar em cima da mesa até ao dia 15 de maio.

Sem comentários: