terça-feira, 27 de agosto de 2013

Este é o melhor filme de sempre?

À medida que nos aproximamos do dia de estreia mundial do filme "Rush", que será a 20 de setembro, as expectativas sobre este filme aumentam bastante. O "hype" é grande e sabe-se, aos poucos, que já houve jornalistas especializados em automobilismo que já tiveram o privilégio de o ver. Um deles foi o britânico Will Buxton, que no passado mês de maio, enquanto estava em Indianápolis a fazer trabalho para as 500 Milhas, teve a oportunidade de ter uma sala inteira somente para ele ver o filme muito antes de nós, meros mortais e entusiastas de automobilismo.

Na semana passada, Buxton decidiu fazer um "top ten" de filmes sobre automobilismo, e apesar da lista ser pequena - nunca foram feitos dezenas de filmes sobre o assunto - a lista tinha qualidade suficiente para deitar fora os realmente maus, e colocar os documentários de fora por serem o que são. Apesar de nós termos visto recentemente filmes sobre o assunto como "Carros", "Talladega Nights: As Corridas Loucas de Ricky Bobby" ou mais recentemente, "Turbo" (deixou de fora o documentário "Senna"), eu pensava que os clássicos iriam perdurar no topo. De facto, foi o que aconteceu, excepto uma coisa: ele colocou "Rush" como o melhor filme de automobilismo sempre.

Eu fico espantado, confesso. Porque razão faria tal coisa? Será que os estúdios pediram a ele para que fizesse publicidade "a torto e direito"? Digo isto porque outros jornalistas, como Joe Saward, que também já viram o filme, alegam que não podem falar disto porque assinaram um acordo de confidencialidade. Mas ao longo dos dias, tenho lido os comentários de outros que já tiveram a oportunidade de ver, e dos especialistas, praticamente não vi ou li qualquer critica negativa. Todos elogiaram o filme. E "elogiar" significa usar palavras de "sensacional" para cima.

Eis as declarações de Buxton sobre este filme:

"Será que enlouqueci ao colocar isto no numero 1? Será que é por trabalhar na NBC, que é detida pela Universal, que está a distribuir este filme? Será que é por moda?

Não.

Simplesmente, porque é o melhor filme de corridas jamais feito. Fiquei espantado e no final, comovi-me até às lágrimas. Este é o filme que os fãs estão à espera há mais de 50 anos... ou talvez ainda mais. Uma hipérbole? Mais uma vez, não. "Rush" é uma obra-prima.

Primeiro, as más noticias: se é um "petrolhead" daqueles puros e duros, devo avisar que haverão algumas liberdades artisticas que o irão aborrecer. E haverá momentos em que verá que não estão em sitios como Paul Ricard e Monza... mas se esses pormenores o aborrecerão, está a falhar o objetivo. Olhe para dentro de si e liberte dessas âncoras, e goze o espectáculo fenomenal que é este filme.

Tenho a sensação que os não-fãs de Formula 1 vão para lá ver o Hemsworth. Mas irão sair dali a lembrar-se de Bruhl. Podem estar focados em James Hunt, mas esta é a história de Niki Lauda. Ficaria chocado de Daniel Bruhl não for nomeado para um Oscar para Melhor Ator. Creio que não vi um ator a incarnar tão profundamente uma personagem desde a performence de Tom Hardy em "Bronson". Bruhl não faz o papel de Niki Lauda... ele É Niki Lauda. 

A banda sonora de Hans Zimmer é perfeita, o ritmo do filme é veloz, mas proporciona algum espaço para respirar, o argumento é muito bom, o "casting" e as atuações também... tudo parece glorioso. Ron Howard pegou numa história que todos nós conhecemos e um desporto que todos nós amamos e produziu um trabalho brilhante, belo e violento. 

Adorei cada minuto do filme... e tenho a sensação que vocês vai adorá-lo também.

Ao ler este e outros elogios, faço para mim mesmo a pergunta: "será que quase 50 anos depois de 'Grand Prix', Hollywood fez um filme que o supera?". Não duvido da capacidade da dupla Ron Howard e Peter Morgan. Afinal, eles fizeram anteriormente outro grande filme, "Frost/Nixon" e deu algumas nomeações para os Óscares, para além de sucessos de bilheteira. E se todos dizem que Daniel Bruhl é Niki Lauda reencarnado, apesar do verdadeiro estar vivo e de boa saúde, sendo agora o diretor desportivo da Mercedes, tenho de acreditar, não é? Buxton, como leram, refere que fala que ele têm uma performance digna de Óscar.

Confesso que a cada dia que passa, fico com mais ânsia de ver o filme. E algum medo também.

Sem comentários: