domingo, 4 de agosto de 2013

WTCC - Argentina (Corridas)

Após mais de um mês de pausa, o WTCC começou este fim de semana a segunda parte do campeonato, com as paragens fora da Europa. Em estreia neste fim de semana estava o circuito de Termas de Rio Hondo, na Argentina, um circuito que tinha sido renovado para receber não só esta prova como também receberá, a partir do ano que vêm, o Moto GP.

A primeira corrida foi dominada por Yvan Muller.O piloto francês dominou a corrida a seu bel-prazer e venceu com quase cinco segundos de vantagem sobre Pepe Oriola, que lutou por essa posição com Tom Chilton, ambos em Chevrolet. Ambos tiveram primeiro de se livrar do Honda de Norbert Mischelisz, que era o segundo nas primeiras voltas e fazia de "comboio" para o resto do pelotão, enquanto deixava que Muller se distanciasse enormemente dos seus adversários.

Pouco depois, James Nash tentou passar o piloto húngaro, mas acabou por dar um toque, caindo para o sétimo posto. Quem beneficiou de tudo isto foi José Maria "Pechito" Lopez, o convidado local, que no seu BMW, subiu vários lugares para a quinta posição final, na frente de Michel Nyaker.

Para Tiago Monteiro, o fim de semana foi de luta. No sábado, teve bons desempenhos, do qual o quarto lugar na grelha para a segunda corrida foi o facto relevante. Mas depois, uma troca de motor do seu Honda o fez relegar para o último lugar na primeira corrida, o que fez com que efetuasse uma corrida de recuperação. Depois de arrancar de último, Monteiro recuperou lugares com alguma facilidade e entrou no décimo lugar a quatro voltas do fim, depois de passar Marc Basseng, e ficou a pressionar Rob Huff e James Nash até ao final, mas conseguir os passar, ficando com um ponto para a classificação geral, mas atingindo os objetivos e esperando por melhor na segunda corrida.

Aí, tudo indicava que o piloto português ele iria chegar ao pódio. Lutando com "Pechito" Lopez e Yvan Muller nas primeiras voltas, sofreu um toque de Muller na volta quatro numa travagem, quando se defendia dos ataques do piloto da Chevrolet. Monteiro regressou no meio do pelotão e recuperou até ao sexto posto, atrás de Norbert Mischelisz, enquanto que Muller foi penalizado e caiu até ao fim do pelotão.

Com isso, "Pechito" Lopez ficou cada vez mais tranquilo na frente, enquanto que Tarquini ficou com o segundo posto, seguido pelo Chevrolet de "Pepe" Oriola. E com isso, o piloto argentino venceu em casa, numa vitória tão inesperada no WTCC, mas não tão inesperada assim, já que ele é um dos melhores pilotos do campeonato local, o TC 2000.

Na classificação geral, apesar da penalização, Muller é cada vez mais líder e poderá ser coroado campeão nos Estados Unidos, pois têm 312 pontos, mais do dobro do que Michael Nyaeker. Gabriel Tarquini é o terceiro. O WTCC regressa ao ativo no circuito americano de Sonoma, a 8 de setembro.

Sem comentários: