segunda-feira, 9 de junho de 2014

Rumor do dia: Tesla vai colocar as suas patentes no domínio público?

Acho muito interessante ver a saga do carro elétrico, especialmente a Tesla, a marca feita pelo multimilionário de origem sul-africana Elon Musk. Desde há algum tempo que a marca está a fazer alguns modelos, especialmente mo S, que já alcançou um estatuto respeitável, vendendo cerca de 31 mil automóveis, 23 mil dos quais em 2013, a grande maioria nos Estados Unidos.

Desde há algum tempo que é sabido que Musk quer que a tecnologia dos carros elétricos dê um manifesto impulso para a frente, no sentido de libertar a tecnologia automóvel da dependência dos combustíveis fósseis, sejam eles o petróleo ou o gás. Agora, desde a semana passada, corre o rumor de que Musk poderá fazer algo dramático para ver se esse impulso pode ser alcançado. E esse rumor será de que poderá "abrir ao mundo" as suas patentes relacionadas com a construção do automóvel elétrico, segundo conta o site Gizmodo.

Questionado sobre esse assunto pelo jornalista da BBC Theo Leggett, Musk respondeu que "nós estamos tentando descobrir uma maneira de acelerar o surgimento dos carros elétricos, e na medida em que andamos a criar barreiras tecnológicas para eles, parece que tal não está a acontecer", começou por dizer. "Nós não queremos cortar um caminho através da selva para, logo em seguida, colocar um monte de minas atrás de nós."

Apesar de não ser oficial, poderá ser algo definidor para dar um impulso a esta tecnologia. Resta saber se ele irá fazer algo esperto, de modo a poder ainda lucrar com este assunto. Veremos.

Sem comentários: