quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

A imagem do dia

Takuma Sato comemora hoje o seu 39º aniversário. Foi provavelmente o melhor piloto do seu país da história da Formula 1 e um dos três que já subiu ao pódio, a par de Aguri Suzuki e Kamui Kobayashi. Contudo, antes de chegar à Formula 1, havia grandes esperanças que ele fosse um que ultrapassase a barreira da mediocridade, pois ele tinha ganho a Formula 3 britânica em 2001, ao serviço da Carlin.

Contratado em 2002 pela Jordan, pois era um piloto da Honda, não deslumbrou no seu ano de estreia... excepto em Suzuka, onde fez um ótimo desempenho e terminou a corrida na quinta posição, conseguindo ali os seus primeiros pontos da sua carreira. No ano seguinte, Sato foi para A BAR, mas como piloto reserva, vendo Jacques Villeneuve e Olivier Panis a correr ao longo dessa temporada.

Contudo, na última corrida do ano, de novo no Japão, a equipa deu-lhe uma chance. Jacques Villeneuve decidira retirar-se da Formula 1, depois de cinco temporadas na BAR, e deram uma chance a Sato. Mesmo com um ano fora de um carro competitivo, havia dúvidas sobre se era capaz de tirar um bom desempenho "em casa". Na realidade... tirou. Provavelmente por causa do "efeito casa", Sato fez um grande fim de semana, apesar de largar apenas da 13ª posição, tirando o melhor do motor Honda e terminando na sexta posição, e sendo o herói para todos os que lá tinham ido. E Sato agradeceu pelo apoio que lhe deram, nesta foto de Paul-Henri Cahier.

E isso foi o começo do grande ano que teve em 2004, onde conseguiu um pódio e o oitavo lugar na classificação geral, a melhor posição de sempre. 

Sem comentários: