terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Kickstarter Video Documentary: A história de Hurley Haywood e Peter Gregg

A Brumos Automotive é provavelmente uma das mais conhecidas equipas de Endurance americanas. Sempre correram com Porsches, especialmente o 911 e o 935, e nos anos 70, eram imbatíveis. A sua dupla de pilotos era tão legendária como outros nomes desse tempo, como Mark Donohue, Al Unser, A.J. Foyt, Mário Andretti e outros. Hurley Haywood e Peter Gregg venciam especialmente em sitios como Daytona e Sebring, e a parceria era imbatível, especialmente nas provas IMSA.

Haywood tornou-se num dos grandes: vencedor das 24 Horas de Daytona por cinco vezes (1973,75, 77, 79 e 1991) vencedor em Sebring por duas vezes (1973 e 1981) e vencedor das 24 Horas de Le Mans por três vezes, em três décadas diferentes (1977, 1983 e 1994), ainda fez perninhas na Indycar, sem grandes resultados. E muitas dessas vitórias foram alcançadas com Gregg ao seu lado, que o viu em 1969 e reconheceu de imediato o seu talento.

Só por ele mesmo, Gregg foi bicampeão na Trans-Am, em 1973 e 74, e venceu as 24 Horas de Daytona em 1976, a bordo de um BMW CSL "Batmobile", ao lado de Brian Redman, a primeira grande vitória da marca alemã em solo americano. 

Uma parceria que foi terminada abruptamente quando Gregg suicidou-se em novembro de 1980, aos 40 anos de idade. 

Agora, um realizador, Derek Dodge, está a recolher entrevistas para fazer um documentário sobre esta dupla de pilotos, com testemunhos de muitos que conviveram com estes dois, incluindo Haywood, que aos 67 anos e depois de já ter pendurado o capacete, continua a fazer rolar a Brumos, que é uma das grandes da IMSA hoje em dia. E nos dias a seguir a Daytona, até é interessante.

Assim sendo, decidiu recolher dinheiro através da plataforma de "crowdfunding" Kickstarter, tentando juntar 35 mil dólares até ao final deste mês. E já vão no bom caminho, pois em pouco mais de 24 horas, já conseguiram cerca de dez por cento do total pretendido.

Se quiserem ver - e contribuir - podem seguir este link. E ver o video. 

Sem comentários: