sábado, 2 de abril de 2016

Formula E: António Félix da Costa foi o melhor na qualificação de Long Beach

António Félix da Costa fez história ao conseguir a primeira pole-position para a Aguri, conseguindo ser o melhor na qualificação desta tarde em Long Beach. O piloto de Cascais conseguiu ser o melhor na SuperPole na pista americana, na frente de Sam Bird e Lucas di Grassi. Sebastien Buemi, o líder do campeonato, foi apenas oitavo, e fica cinco lugares atrás de seu rival.

Três semanas depois da corrida mexicana, maquinas e pilotos estavam numa das clássicas do automobilismo americano, o circuito de Long Beach, onde a Formula 1 já passou e hoje em dia, a IndyCar corre também por lá, numa das corridas mais clássicas do automobilismo. Num duelo entre Lucas di Grassi e Sebastien Buemi, o piloto brasileiro procurava redimir-se da desclassificação na corrida anterior.

Depois das duas sessões de treinos livres, a qualificação começou com os quatro grupos, separados por cinco carros cada um. No primeiro grupo, Sebastien Buemi e Jerome D'Ambrosio eram os protagonistas, mas o melhor foi Sam Bird, fazendo 56.821 segundos, destruindo a concorrência. O suíço fez 57,2 e o seu tempo fez com que fosse apanhado por boa parte da concorrência. Robin Frijns fez um pouco melhor, com 57,144, menos 44 centésimos do que o suiço, sendo o terceiro melhor do grupo. 

No segundo grupo de cinco, Nicolas Prost estava por lá, para além de Simona de Silvestro, Loic Duval e Stephane Sarrazin. O francês rapidamente marcou um tempo de 57,284, mas insuficiente para se destacar entre o pelotão. Com a suíça a marcar um tempo um pouco mais modesto, Stephane Sarrazin destacou-se, conseguindo 57,136, fazendo o segundo melhor tempo até então.

No terceiro, composto por Daniel Abt, Nelson Piquet Jr, Jean-Eric Vergne e Salvador Duran, o melhor foi o piloto alemão, colocando um tempo que o dava no quarto posto da classificação provisória, Nelson Piquet apenas fez 58 segundos certos, não conseguindo mais do que o oitavo tempo.

Parecia que tudo estaria calmo, mas faltava o último grupo, onde estavam António Félix da Costa, Lucas di Grassi, Bruno Senna e Nick Heidfeld. Um grupo que tinha potencial para modificar tudo... e aconteceu. O brasileiro conseguiu marcar o segundo melhor tempo, numa excelente volta por parte dele, mas o português da Aguri também deu o seu melhor e conseguiu 57,079 e o segundo melhor tempo, passando para a SuperPole. Nick Heidfeld ainda fez um tempo o suficiente para ser o terceiro, e entrar também na última parte dessa qualificação.

Assim sendo, para a SuperPole estavam três elementos do último grupo (Félix da Costa, Heidfeld e Di Grassi), bem como Sam Bird e Stephane Sarrazin. Depois do francês da Dragon ter marcado o seu tempo, Di Grassi respondeu e conseguiu fazer 57.270, para ficar na frente da tabela de tempos. Heidfeld saiu depois, mas marca apenas 57.825. O português da Aguri marca 57.198 e ficando na frente da tabela de tempos e por fim, Sam Bird saiu para a pista, onde alcançou apenas 57,2, ficando a 89 centésimos do piloto português, dando a ele e à Aguri a sua primeira pole-position da equipa.

Estou muito satisfeito com este resultado. Tivemos muito azar nas duas últimas corridas, e já perdemos dois pódios devido a problemas técnicos. Temos um bom ritmo de corrida, melhor até do que na qualificação. A primeira curva é muito apertada e com ressaltos, por isso vai ser interessante como todos irão passar por ali na partida. Mas felizmente estou na melhor posição para a entrada na primeira chicane”, referiu António Félix da Costa, no final da qualificação.

A corrida é à meia-noite, hora de Lisboa.

Sem comentários: