domingo, 15 de maio de 2016

A(s) image(ns) do dia (II)







Costuma-se dizer "patrão fora, dia santo na loja", e a memorável corrida desta tarde só acontece por causa do acidente que auto-eliminou os Mercedes na Curva 4 do circuito de Montmeló, na Catalunha. Max Verstappen, aos 18 anos e 220 dias, mostrou ao mundo que é mais do que "o filho de Jos" e tem estofo de campeão.

A vitória, claro, foi comemorada de forma feliz e genuína. Nem nos seus melhores sonhos, Max esperava uma vitória dessas tão cedo, e logo na sua primeira corrida. E falamos de alguém que, no outono de 2013, ainda andava de kart!

O recorde que Max bateu será seu para sempre. É que por causa da sua precocidade, a FIA agiu e colocou uma cláusula "anti-Verstappen" que afirma que apenas os pilotos com 18 anos completos é que poderão andar de Formula 1 numa competição, uma medida para travar a precocidade dos pilotos em andar em máquinas muito potentes, na ordem dos 800, 900 cavalos. E ainda por cima, começa a ser frequente ver pilotos com 14, 15 anos, a andar em monolugares, para não falar dos meninos que com 4, 5 anos, andam em karts adaptados para o efeito.


Mesmo assim, este dia fica na história por muitos motivos. E para a Holanda, é a sua primeira vitória de sempre na Formula 1.

Sem comentários: