sábado, 21 de maio de 2016

Formula E: Jean-Eric Vergne foi o melhor na qualificação berlinense

O francês Jean-Eric Vergne foi o "poleman" da corrida de Berlim, ocorrida esta manhã. O piloto da DS Virgin conseguiu superar na "Superpole" o e.dams de Sebastien Buemi e o carro de Daniel Abt, enquanto que Lucas di Grassi, o atual lider do campeonato, não foi além da décima posição, mas subirá dois lugares devido às penalizações dos Mahindra de Bruno Senna (que tinha sido quarto) e de Nick Heidfeld (quinto na grelha). Nelson Piquet Jr. conseguiu aqui a sua melhor qualificação do ano, sendo sétimo, mas também subirá duas posições para a corrida desta tarde nas ruas da capital alemã.

Debaixo de céu nublado e pista algo escorregadia, o primeiro grupo - constituido por Stephane Sarrazin, Lucas Di Grassi, Robin Frijns e Oliver Turvey - foi para a pista com cautelas, especialmente para Di Grassi, que não queria comprometer-se nesta qualificação. Acabou por ser o segundo melhor do grupo, batido por Turvey. Sarrazin e Frijns ficaram a seguir.

No segundo grupo, constituido por Daniel Abt, Sam Bird, Jean-Eric Vergne, Nicolas Prost e o estreante René Rast, os Virgin conseguiram ser suficientemente velozes para colocar os seus carros no topo da tabela de tempos, apesar da oposição por parte de Nicolas Prost, que perdeu tempo quando falhou a travagem para um dos ganchos do circuito. Pouco depois, entrou o terceiro grupo, onde Nelson Piquet Jr conseguiu por fim a sua melhor posição da grelha nesta temporada, ficando então com o quinto melhor tempo, enquanto que Nick Heidfeld ficava entre os que iam para a superpole, com o segundo melhor tempo.

No gripo final, com Loic Duval, Sebastien Buemi, Bruno Senna e Ma Qinghua, Buemi deu o seu melhor e ficou com o melhor tempo da tabela, mas quem surpreendeu foi Bruno Senna, que foi o segundo, e ambos iam para a Superpole.

A parte final da qualificação via integrados Abt, Vergne, Senna, Heidfeld e Buemi, na tentativa de ver quem ficaria com o melhor tempo. O alemão foi o primeiro a sair, logrando 57,862, ficando algo prejudicado na última curva. A seguir, veio Nick Heidfeld, mas teve problemas e conseguiu apenas 59,085. O terceiro a rodar foi Jean-Eric Vergne, que fez 57,811 e praticamente conseguiu a sua primeira pole-position da temporada, pois nem Buemi, com 57,827, nem Senna, com 58,303, conseguiram desalojá-lo.

A corrida da Formula E acontecerá esta tarde nas ruas de Berlim.

Sem comentários: