quarta-feira, 18 de maio de 2016

Salo: "Verstappen é mau exemplo"

A vitória de Max Verstappen, aos 18 anos e sete meses de idade, colocou-o nos livros de história do automobilismo por ser o mais jovem piloto de sempre a vencer um Grande Prémio de Formula 1, e muitos já o vêm como futuro campeão do mundo, bem como uma prova de que a procura de talentos por parte da Red Bull dá frutos, apesar dos muitos pilotos que já foram "triturados" pela máquina montada por Dietrich Mateschitz e Helmut Marko.

Contudo, esta vitória também teve os seus detratores, e um deles é Mika Salo. O ex-piloto da Ferrari afirmou que Verstappen Junior chegou demasiado cedo à Formula 1 e afirma que esta vitória poderá passar um mau exemplo para todos os aspirantes à categoria máxima do automobilismo.

O Max é um mau exemplo para a próxima geração de jovens pilotos. Estou mesmo feliz pelo Jos e pelo Max, pois ambos trabalharam no duro para isto. Mas quando me perguntam se o Max é um bom exemplo para jovens pilotos eu vejo isso de maneira diferente. Os jovens não devem pensar que podem ser como o Max e virem para a Fórmula 1 da mesma maneira que ele veio. Com 17 anos é-se de longe demasiado jovem para pilotar na Fórmula 1, mas há sempre exceções. Nem todos são como ele e os outros pilotos deveriam perceber isso”, disse o ex-piloto finlandês de 49 anos.

Contudo, entende-se a ideia de Salo. Hoje em dia, os jovens começam cada vez mais cedo a entrar em monopostos, e não há suficientemente maturidade para andar dentro de carros, logo, aumentam a possibilidade de acidentes. A vitória do filho de Jos Verstappen deve ser vista como uma excepção e nunca como a regra a seguir para o futuro.

Sem comentários: