sexta-feira, 12 de maio de 2017

Youtube Motoring Buildup: A construção do Papamóvel português


No dia em que temos uma visita papal pela quinta vez em meio século, e no dia do centenário das aparições, recordo uma visita feita há 26 anos, quando João Paulo II fez a sua segunda de três visitas papais que fez ao nosso país. Nesse ano de 1991 - as outras duas foram em 1982 e 2000 - o polaco Karol Woytila foi ao continente, Madeira e Açores, e em todas, usou algo interessante: um Papamóvel "made in Portugal", nomeadamente um UMM Alter modificado para esse efeito.

A carro foi usado durante a parte madeirense da viagem, e custou algum dinheiro: doze mil contos (cerca de 60 mil euros), mas valeu a pena, porque por exemplo, resistiu a dúvidas vindas do governo do então primeiro-ministro Cavaco Silva, que não via com bons olhos a ideia de um carro português, preferindo os carros vindos do Vaticano. 

Ora... a diocese do Funchal limitou a pedir as normas ao Vaticano e arcou com as despesas da construção. No final, o carro ficou tão bom como os usados noutros lados, e consta-se que o Papa até gostou!

O carro foi usado mais uma vez, no ano seguinte, quando ele visitou São Tomé e Principe, e hoje em dia, está guardado na garagem do Paço Episcopal do Funchal, em bom estado de conservação. A história pode ser lida aqui, depois de verem o video.

Sem comentários: