sábado, 13 de janeiro de 2018

Formula E: Buemi é pole em Marrocos

O suíço Sebastien Buemi fez a pole-position no circuito de Marrakesh, em Marrocos, conseguindo bater Sam Bird e Lucas di Grassi na SuperPole para o ePrix de Marrocos, a terceira corrida da temporada. O piloto suíço fez 1.20,355, e fez a nona pole da sua carreira, melhorando o seu recorde.

A qualificação ficou marcada pelos problemas de Edoardo Mortara e as batidas de Nick Heidfeld e António Félix da Costa, que por causa disso, acabaram por largar no fundo da grelha.

O sábado em terras marroquinas começou com frio e névoa, que condicionaram um pouco as voltas dos pilotos no circuito de Marrakech devido à dificuldade de aquecer os pneus dos seus carros, aliado ao vento, que trazia as areias do Sahara para a pista. Mas por alturas da qualificação, a neblina tinha já levantado e os pilotos estavam prontos para fazer as voltas quer iriam definir a grelha de partida.

No grupo 1, com Andre Lotterer, José Maria Lopez, Lucas Di Grassi, Jérôme D'Ambrosio e Tom Blomqvist. o piloto alemão da Techeetah tentou mostrar-se, mas foi o argentino da Dragon que foi o melhor de todos, marcando um tempo que o catapultou entre os melhores da qualificação.

Contudo, na parte final, Lucas di Grassi marcou 1.20,314 e liderou o grupo, maranco um tempo suficiente para tentar a sua sorte na SuperPole.

Poucos minutos depois, no Grupo 2, com Sébastien Buemi, Alex Lynn, Luca Filippi, Maro Engel e Nicolas Prost, foram os pilotos da Renault e.dams a marcar o ritmo, com Buemi a conseguir o (até então) terceiro melhor tempo, deixando para trás boa parte da concorrência.

No Grupo 3, Felix Rosenqvist foi veloz, fazendo 1.20,115 e acabou por ser o melhor até então. Jean-Eric Verrgne tentou, mas foi apenas nono, não conseguindo ir à SuperPole, antes de Mortara ter ficado parado na pista devido a problemas de potência. E quando voltou a qualificação à normalidade, esta foi por pouco tempo: Nick Heidfeld deu um forte toque no muro, danificando o seu Mahindra e terminando a sua qualificação por ali.

No grupo 4, com o Jaguar de Piquet, o NIO de Turvey, o Andretti de Félix da Costa e o Audi de Abt, o brasileiro começou a marcar tempos, sendo sétimo, até que mostraram bandeiras vermelhas da pista, por causa do forte embate do piloto português na curva 7, depois de falhar a travagem. Quando a sessão recomeçou, Abt e Turvey tentaram marcara tempos, mas ficaram atrás de Piquet, não conseguindo entrar no "top five" da SuperPole. 

Assim sendo, o Renault de Buemi, o Dragon de Lopez, o Virgin de Bird, o Mahindra de Rosenqvist e o Audi de Di Grassi.

Na Superpole, Sam Bird foi o primeiro a sair da pista e marcou um tempo de 1.20,615, mais alto do que tinha feito anteriormente. Depois, Sebastien Buemi tentou a sua sorte e melhorou bastante, marcando 1.20,355 e desafiando também a concorrência. José Maria Lopez tentou a sua sorte, mas conseguiu um tempo 1,1 segundos mais lento, e quando foi a vez de Lucas di Grassi, não conseguiu bater o seu rival, contentando-se com o quarto tempo desta sessão de qualificação.

Com isto, Buemi tornou-se no favorito nesta terceira corrida do campeonato. Mais logo, a corrida. 

Sem comentários: