sábado, 3 de fevereiro de 2018

Formula E: Jean-Eric Vergne foi o vencedor em Santiago do Chile

A Formula E viu esta tarde a sua primeira dobradinha da história, quando os Techeetah de Jean-Eric Vergne e André Lotterer ficaram com os dois primeiros lugares da corrida desta tarde em Santiago do Chile. O piloto francês e o seu companheiro de equipa alemão foram superiores a Sebastien Buemi, o terceiro classificado, e Felix Rosenqvist, da Mahindra, que foi apenas quarto e perdeu a liderança do campeonato. 

Quanto a António Félix da Costa, voltou a pontuar, com um nono posto no final desta prova com o Andretti.

2470 metros, 37 voltas: era aquilo que os pilotos tinham pela frente na pista de Santiago, totalmente nova para todos os pilotos. E aqui, começou com uma volta de formação, a primeira este ano, e pela primeira vez, sem tempo mínimo nas boxes. Luca Fillipi iria partir das boxes.

Na partida, Vergne manteve a liderança, mas Piquet subiu para o segundo posto, enquanto que o Dragon de José Maria Lopez acabou na parede, que fez chamar à pista o Safety Car. Enquanto que o BMW estava na pista, Nick Heidfeld e Maro Engel (Venturi) também paravam para acabar de vez a sua participação na corrida.

Os pilotos só voltaram a correr na volta quatro, com os pilotos a lutarem contra a sujeira do asfalto - as folhas espalhadas no asfalto dificultavam a aderência - enquanto que Piquet tentou atacar Vergne para a liderança, sem sucesso. Nas voltas seguintes, não houve grandes novidades, com Abt a ir para as boxes na oitava volta, depois de um toque com Rosenqvist. Na volta 12, Mortara saiu de pista na saída de uma curva e caiu para o fundo do pelotão.

Antes de para nas boxes, Di Grassi subiu aos poucos no pelotão, acabando no sétimo posto, depois de passar Nicolas Prost, numa altura em que os pilotos da frente passavam ao ataque, com tempos na ordem de 1.21, quando se esperavam que fizessem à volta de 1.22,5. E na volta 19, Lotterer passou ao ataque e passou Piquet para ser segundo.

Foi nessa volta em que pararam os primeiros pilotos nas boxes. Prost teve problemas na troca, e perdeu tempo. Vergne, Lotterer e Piquet pararam na volta seguinte, com Evans a para nas boxes, enquanto que os últimos a parar foram Sam Bird e António Félix da Costa. 

Na frente, os Techeetah estavam a liderar, com Rosenqvist a ser o quinto, subindo meio pelotão. Ao mesmo tempo, Di Grassi a ter problemas com o seu carro na volta 23, acabando por abandonar mais uma vez. Nesta altura, os pilotos já rodavam na ordem dos 1.20, bem mais velozes do que anteriormente, e António Félix da Costa estava à beira dos pontos.

Na volta 27, Alex Lynn parou na saída das boxes, ao mesmo tempo em que Lotterer atacava Vergne para ficar com a liderança. Com isso, Buemi e Piquet aproximavam-se dos Techeetah e pressionavam-os no sentido de cometerem erros. Erro esse que Piquet cometeu na volta 31, caindo para sexto.

Neste ponto, os cinco primeiros andaram colados, ao ponto de os Techeetah na volta 33 quase se autoeliminarem, quando Lotterer ficou na traseira de Vergne, mas continuaram. As últimas voltas foram de cortar a respiração, especialmente no último lugar do pódio, entre Buemi, Rosenqvist e Bird. Mas não houve alterações na classificação e Vergne consegue a sua segunda vitória na carreira, com Lotterer e Buemi a acompanhá-lo no pódio.

No campeonato, Vergne é agora o novo comandante, com 71 pontos, contra os 66 de Rosenqvist e 61 de Bird. A próxima prova da competição será na Cidade do México, a 3 de março.

Sem comentários: