terça-feira, 28 de agosto de 2018

Sam Schmidt deseja melhores barreiras para proteger de acidentes

No rescaldo do acidente de há dez dias com Robert Wickens em Pocono, Sam Schmidt, o proprietário da equipa onde guiava o piloto canadiano, acha que é altura de mexer nas barreiras de proteção no sentido de proteger melhor os pilotos em caso de acidente.

"Temos que fazer alguma coisa”, ele começou por comentar numa entrevista à motorsport.com.Eu venho dizendo isso desde que Dan [Wheldon] morreu em 2011. Eu odeio reclamar sobre algo ou pedir mudanças quando não tenho uma solução. Eu não sou a pessoa que tem as respostas. Mas o que ando a pedir desde então é que nas curvas onde não tem bancadas, onde nenhuma linha de visão do espectador é afetada, eu acho que eles deveriam ter barreira SAFER mais alta", continuou.

"Talvez isso seja apenas uma correção a curto prazo, mas a barreira SAFER é testado e não leva os carros de volta à pista, como algumas pessoas se preocupam com a solução do 'plexiglass'".

Se você assistisse de novo ao acidente do Mikhail [Aleshin, em Fontana 2015], ao acidente de Robbie e a outros - incluindo a NASCAR - mais uma barreira SAFER mais alta teria contido o carro dentro da pista sem esse efeito 'ralador de queijo' que as redes tem. Não sei se isso é uma correção de longo prazo, não sei [qual] o nível de investimento necessário, mas, certamente, nos turnos em que a visualização do espectador não é um problema, as faixas ovais precisam fazer algo assim.

Neste momento, Wickens continua a recuperar das feridas do seu acidente em Pocono, e foi operado por três vezes à coluna, aos tornozelos e ao braço, e Schmidt fez um relato sobre os momentos após o acidente que sofreu com Ryan Hunter-Reay na sexta volta da corrida.

"Tenho certeza de que mais análises serão feitas pela IndyCar, mas pelo que posso dizer, [o chassis] fez absolutamente o que deveria fazer. Quero dizer, não sobrou nada. Há peças de arrebentação entrelaçadas em todo o chassis. É apenas uma grande pilha de lixo sem partes utilizáveis - mas é assim que deve ser, para dissipar energia durante um acidente como esse. Ajudou a proteger o elemento que deveria proteger - o piloto", começou por dizer.

Ver o Robbie de olhos abertos no centro de atendimento foi excelente, porque 40 minutos de silêncio foi longo demais. Parabéns para Dallara, o pessoal técnico da IndyCar, a equipa de segurança e todas as pessoas que contribuíram com os procedimentos e o protocolo que foram incorporados ao sistema da IndyCar para cobrir essas situações"

Você sabe - voltando para a equipa de segurança por um momento - eu só tenho que agradecer a Deus por aqueles 15 ou 20 homens e mulheres que viajam para todas as nossas corridas e têm a mesma paixão por corridas como nós. Eles salvam vidas e cuidam dos feridos - seja James, seja Robbie, seja Mikhail... sem [aquela] equipa de segurança, perderíamos mais pilotos”, concluiu.

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