domingo, 28 de outubro de 2018

As imagens do dia


Glória aos vencedores, honra aos vencidos. Lewis Hamilton é agora o terceiro piloto a ser pentacampeão do mundo, depois de mais uma temporada de lutas contra a concorrência. liderada pelos Ferrari, especialmente de Sebastian Vettel.

"Não foi um dia fácil, parabéns para [Lewis] e sua equipa, eles fizeram um excelente trabalho. Eu adoraria ficar lá um pouco mais, mas obviamente não foi o caso.", disse Vettel, no final da corrida.

Hoje foi o dia da consagração, mas muitos sabiam que desde o GP da Alemanha, no final de julho, que Hamilton já tinha as coisas bem encaminhadas, especialmente depois de ver Vettel "entregar" 25 pontos ao piloto inglês, que tivera uma má qualificação, diga-se de passagem. E tudo isto aconteceu depois da Mercedes só ter ganho pela primeira vez na quarta prova do ano, em Baku. Depois de duas vitórias de Vettel e uma de Daniel Ricciardo, em Baku.

A luta foi dura, mas no final iria haver um vencedor. O facto da Mercedes ter reconhecido os feitos de Vettel, como seu rival, só prestigia a luta pelo título. Mostra que os vencedores não correm sozinhos para chegar ao título, ao contrário dos fãs mais obtusos. O vencedor não é Deus e o vencido não é um zé ninguém, mas como hoje em dia estamos todos iguais, tudo o que escrevemos é lido por todos, usando as mesmas comunicações, por vezes aquilo que dizem é absolutamente irritante.

Estamos na era da Mercedes, isso é inegável. Este é o quinto campeonato consecutivo em que um dos seus pilotos se sagra como campeão. E como as regras são poderão ser modificadas em 2021, é provável que em 2019 e 2020, o favorito será um dos Flechas de Prata. Logo, ver Hamilton igualar Michael Schumacher nos títulos é uma grande chance. E se assim for, é claro que ele será o melhor da sua geração.

Mas quem conhece a História, sabe que isso não é assim. Ninguém vai menorizar um tetracampeão do mundo como Sebastian Vettel, ou um bicampeão como Fernando Alonso, que bateu Michael Schumacher para vencer o título de 2006, por exemplo. E Hamilton lidou com essa gente, mais Daniel Ricciardo, Nico Rosberg, Max Verstappen ou Mark Webber, para falar de pessoal que lidou ao longo das onze temporadas que já leva de Formula 1.

Parabéns ao campeão. Agora é gozar o resto da temporada e partir para 2019. 

Sem comentários: