quarta-feira, 31 de outubro de 2018

A imagem do dia (II)

Já lá vão 19 anos, mas nunca se esquece daquela noite em Fontana, e de uma corrida que iria decidir um campeonato como aquele da então CART. E não eram dois pilotos quaisquer, que lutavam pelo título. Falávamos de Juan Pablo Montoya e Dario Franchitti

Porém, a Penske tinha já contratado para a próxima temporada o vencedor da primeira corrida do ano, o canadiano Greg Moore. Não tinha tido uma temporada fantástica, mas tinha tido mais dois pódios e uma pole-position, com o seu carro da Forsythe, a equipa no qual sempre correu, desde os tempos da Indy Lights.

Não teve um grande fim de semana: tinha fraturado a mão direita nos treinos devido a um acidente... de "scooter". Roberto Moreno, o "super sub" estava de prevenção - e até tinha feito uma temporada bem honesta, quer pela PacWest, quer pela Newman-Haas, este último em substituição de Christian Fittipaldi - mas Moore queria correr. Fez de tudo para fazer isso, e no final os médicos lhe deram o "OK".

O seu acidente resultou em, entre outras coisas, na introdução do HANS na CART. Apesar de ter sido algo que salvou muitos pilotos em diversas ocasiões, poucos acreditam que isso poderia ter salvo. E o facto de ter batido no muro interior, em vez de ser no exetrior, não teria sido o suficiente se tivessem aplicado a barreira SAFER. Quando doze anos depois, Dan Wheldon teve o mesmo destino, em Las Vegas, de uma certa forma, parecia querer dizer que esses carros não eram lá muito bons em "superspeedways" como Fontana. Mesmo que em 1999 não tenha sido um "big one".

No final, o que nos dá mais tristeza é ver um excelente piloto que viu a sua carreira interrompida cedo demais. E que ainda deixa saudades nos que o viram correr.

2 comentários:

João Carlos Viana disse...

Corrigindo: Foi em Fontana, não Sonoma

Al Unser Jr. disse...

Xará, buenas.

Já lá vão 19 anos, mas nuinca se esquece daquela noite em Sonoma, e de

... não seria Fontana?




Slds.