Max Verstappen estava fulo com o que aconteceu, e tinha toda a razão em não levar desaforo para casa. As cenas que teve com Esteban Ocon, depois da corrida, eram esperadas, especialmente com a idade que têm. Falamos de um garoto de 21 anos que deseja ganhar, e teve tudo para ganhar hoje, especialmente depois de ter passado Lewis Hamilton em plena corrida - o que é raro por estes tempos - e ter feito uma inteligente escolha de pneus para esta corrida.
Tudo teria sido perfeito se o piloto da Force India não tivesse aparecido pelo caminho. Ele ainda por cima estava a querer desdobrar o holandês da Red Bull, e ele tinha perdido o duelo quando aconteceu o toque no S de Senna. E o tempo perdido foi mais do que suficiente para Hamilton vencer mais uma corrida. Verstappen tinha consciência que estas chances são muito raras, especialmente com uma Mercedes que domina tudo desde 2014.
Claro, estes empurrões - ainda por cima, empurrões - não são coisas que se devam fazer entre pessoas que são modelos para os mais novos. Muitos censuram a atitude do piloto holandês por ter feito isso, incluindo terem dito que "não são atitudes de campeão do mundo". Bom, nesse campo... lamento, mas vou ter de vos corrigir.
- James Hunt deu um murro num fiscal em Mosport, no GP do Canadá de 1977.
- Nelson Piquet empurrou em Eliseo Salazar no GP da Alemanha de 1982
- Ayrton Senna quis agredir Nigel Mansell no GP da Bélgica de 1987, depois de ambos terem saído de pista na primeira volta.
- No GP do Japão de 1993, Senna deu um murro em Eddie Irvine, depois deste ter feito manobras perigosas na sua frente e de ele ter empurrado para fora o Arrows de Derek Warwick.
- Michael Schumacher quis dar um murro em David Couthard depois do escocês não o ter visto no memorável GP da Bélgica de 1998.
Em suma, entendo a ideia de muita gente de que todos os pilotos, altamente mediáticos, deveriam ter um comportamento totalmente "zen", como se fosse eternamente um monge budista, porque todas as câmaras do mundo estão apontadas a eles. Mas é mais um mito do que a realidade. Até os campeões têm o seu mau dia no trabalho, e nem todos levam desaforo para casa. Isto não é uma defesa de um com outro, mas temos de entender estas atitudes, apesar de serem condenáveis.
No final, isto fica na história como mais um episódio para o folclore da Formula 1, ainda por cima num lugar como Interlagos, no fim de semana do GP do Brasil. Veremos como acabará.
1 comentário:
desculpe-me mas discordo, pode ser o maior vencedor da F1, mas no meu ponto de vista a partir do momento em que acontecem as vias de fato perde totalmente a razão
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