domingo, 12 de maio de 2019

WRC 2019 - Rali do Chile (Dia 2)

No segundo dia do rali do Chile, o estónio Ott Tanak segue na liderança, agora sem grande posição depois do acidente de Thierry Neuville, que o deixou fora da prova. o acidente do belga da Hyundai foi aparatoso e destruiu o carro, mas quer ele, quer o seu navegador Nicholas Gilsoul, safaram-se incólumes.

Nas seis especiais deste sábado, este começou com Neuville ao ataque, vencendo a primeira passagrm por Rio Lia com 0,4 segundos de vantagem sobre Tanak e 3,2 sobre Elfyn Evans. Com isso, Neuville passava Latvala para ser terceiro, começando bem o dia para o piloto belga. Quanto a Kris Meeke, sofreu um despiste e caiu imenso na classificação, ficando fora dos dez primeiros. 

Contudo, na décima especial, em Maria Las Cruces, Neuille perde o controlo do seu Hyundai e destroi-o, depois de algumas cambalhotas no ar. Sem ele no caminho, o melhor na especial foi Sebastien Loeb, 0,2 segundos na frente de Jari-Matti Latvala. Ott Tanak foi o terceiro, a 1,2. E sem o belga pelo caminho, era Latvala que ocupava o seu lugar, perseguindo Ogier, que não estava muito longe dele.

No final da manhã, Tanak vencia em Pelun, 0,2 segundos na frente de Loeb e 3,5 sobre Ogier. 

Na segunda parte do dia, Ogier vencia na segunda passagem por Rio Lia, batendo Loeb por 0,4 segundos e Meeke por 4,2. Nesta altura, Ogier consolidava o seu segundo posto, enquanto Latvala tinha Loeb atrás dele, oito segundos separavam ambos. Na segunda passagem por Maria de las Cruces, Tanak era melhor e consolidava a sua liderança, 1,3 segundos na frente de Loeb e 3,1 sobre Ogier. O veterano aproximava-se de Latvala para o terceiro lugar.   

E foi por isso que Loeb passou ao ataque em Pelun, vencendo. E compensou: o finlandês teve problemas mecânicos e ficou parado na berma, perdendo o terceiro posto e saindo do "top ten". Agora, o francês tinha Ogier a cinco segundos de si, e quatro especiais para poder apanhá-lo.

No final do dia, depois dos três primeiros, Elfyn Evans estava a um minuto e seis segundos, tranquilo, no quarto posto, pois o quinto, Teemu Suninen, está a três minutos e três dos lideres. Contudo, Suninen não podia respirar muito, porque Esapekka Lappi era sexto e muito perto dele, a dez segundos. Andreas Mikklelsen era o sétimo, a três minutos e 43 segundos, longe de Kalle Rovanpera, o melhor dos R5, a seis minutos, 21,5 segundos. A fechar o "top ten" estão o Citroen de Mads Ostberg e o Toyota de Kris Meeke, a sete minutos e 21 segundos.

O rali do Chile termina este domingo, com a realização das últimas quatro especiais.

Sem comentários: