sábado, 13 de julho de 2019

Formula E: Buemi é o melhor na qualificação americana

Sebastien Buemi foi o melhor na primeira qualificação do ePrix de Nova Iorque. O piloto da Nissan superou Pascal Wehrlein, da Mahindra, conseguindo a pole pela terceira vez nesta temporada. Quanto a  António Félix da Costa, o piloto da BMW Andretti não conseguiu mais que o oitavo posto nesta primeira qualificação, mas ficou na frente de Jean Eric Vergne, décimo, e de Lucas di Grassi, 14º da grelha.

Com Jean-Eric Vergne a ser o grande favorito ao título mundial, apesar da oposição de Lucas di Grassi, a jornada em Nova Iorque é dupla, com 58 pontos em jogo, logo, havia mais candidatos ao título - incluindo António Félix da Costa - mas estes dois eram os mais favoritos.

Debaixo de sol em Brooklyn, o primeiro grupo de qualificação tinha André Lotterer, António Félix da Costa, Jean Eric Vergne, Lucas di Grassi e Mitch Evans, todos candidatos ao título, o primeiro a marcar tempo foi o piloto português, mas tinha sido superado por toda a gente, liderado por Vergne. O piloto português fez 1.10,845 e passou para a frente do grupo, superando o piloto francês por 88 centésimos. Evans era terceiro, seguido por Di Grassi.

No segundo grupo, com Daniel Abt, Sebastien Buemi, Jerome D'Ambrosio, Robin Frijns e Sam Bird, o belga acabou por fazer um pião durante a sua volta rápida, perdendo tempo precioso. Buemi, Bird e Abt conseguiram tempos melhores e ficaram com os três primeiros lugares.

No Grupo 3, com Stoffel Vandoorne, Felipe Massa, Pascal Wehrlein, Alexander Sims e Oliver Rowland, os pilotos começaram a ter dificuldades para controlar os seus carros numa pista cada vez mais traiçoeira. No final, Wehrlein e Sim foram os melhores, ficando respectivamente com o terceiro e quarto melhor tempo provisórios. Vandoorne quase bateu no muro, mas controlou o seu carro, comprometendo um bom tempo. A mesma coisa aconteceria a Felipe Massa.

No Grupo final, o resto: os carros de Gary Paffett (HWA), Alexander Lynn (Jaguar), José Maria Lopez e Max Gunther (ambos em Dragon), Tom Dillmann e Oliver Turvey (NIO). Lopez consegue o sexto melhor tempo, chegando à SuperPole, e Lynn depois faz melhor, sendo quinto e deixando de fora... Lopez, o argentino.

Assim sendo, Buemi, Bird, Wehrlein, Sims, Abt e Lynn passaram para a SuperPole.

Na parte final da qualificação, o primeiro a sair foi Abt, que faz o tempo de 1.10,894, tempo relativamente modesto em relação a alguns pilotos que não passaram para a fase seguinte. Lynn melhora em quase dois décimos e passa para a frente. Quando é a vez de Sims, um ligeiro despiste faz com que as suas tentativas não lhe dêm mais que o terceiro tempo provisório, pior que Lynn e Abt. 

No final, Pascal Wehrlein fez 1.10,600 e conseguiu a pole provisória, dependendo apenas de mais dois carros. Sam Bird lidou com um carro instável e não conseguiu mais que o um tempo meio segundo mais lento. E foi no último momento que Buemi fez a sua volta perfeita, fazendo noa pole-position para o seu curriculo.

O ePrix de Nova Iorque acontece esta noite pelas 21 horas de Lisboa.

Sem comentários: