terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Formula 1: Racing Point receia carros lentos

Otmar Szafnauer receia que a nova Formula 1 torne os carros muito lentos. Em declarações à motorsport.com, o diretor técnico da Racing Point afirmou que os carros irão ficar demasiado lentos e até os carros da Formula 2 poderão ter performances semelhantes, se colocarem o teto orçamental antes das novas regras, que entrarão em vigor em 2022:

Se formos seis segundos por volta mais lentos, não é mais Fórmula 1. E podemos chegar ao ponto de temos que desacelerar os Formula 2. [Nessa categoria], 2 milhões de dólares chegam para correr, mas se não tomarmos cuidado em 2021, os carros da Formula 2 nos quais gastamos 2 milhões serão mais rápidos do que nós com os 200 milhões. Há algo errado nisso.”, começou por dizer.

Pessoalmente, eu preferia um tecto orçamental mais baixo. Mas, com isso mais liberdade para desenvolver o carro, como temos hoje. Portanto, se temos um carro com um orçamento mais baixo, os mais inteligentes vencem.

Se temos um design prescritivo, então somos a IndyCar e, se alguém vencer, talvez tenha um piloto, uma equipa de engenharia ou o que for melhor. E não é isso que queremos. Existem outras fórmulas no mundo nestes moldes, e como elas estão?“, interrogou.

Eu concordo com a opinião de [Christian] Horner, que mencionou que deveríamos ter o limite de orçamento antes que as regulamentações mudassem, para que não haja um ano de gastos altos, como será em 2020. Eu teria feito um pouco diferente: primeiro limite de orçamento e só depois novas regras“, concluiu.

As preocupações da Racing Point já foram comentadas por Ross Brawn, que diz não acreditar nos valores referidos por Szafnauer. Contudo, apenas em 2021 é que teremos as respostas a todas as dúvidas colocadas por toda a gente.

Sem comentários: