segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

As alternativas a Xangai

Escreve-se isto a 3 de fevereiro de 2020. Ontem, a Formula E confirmou que o ePrix de Sanya tinha sido adiado para mais tarde, mas todos estão convencidos que será cancelado para esta temporada. A epidemia do coronavirus está forte no Império do Meio e ainda falta alcançar o pico da gripe. E com a competição elétrica - que era suposto acontecer a 21 de março - o que vêm a seguir é a Formula 1, previsto no calendário para o dia 19 de abril, duas semanas depois da estreia da categoria no Vietname.

Quer a FIA, quer a Liberty Media, quer os organizadores estão atentos, e o cancelamento é a última hipótese. Assim sendo, a chance que surgiu nas últimas horas é a da troca com a Rússia, para o dia 27 de setembro, o final do verão, julgando assim que a epidemia já esteja controlada, senão dominada e adormecida. Agnes Carlier escreveu sobre essa chance no site Speedweek, mas contactado pelo mesmo site, a federação russa ainda não recebeu nada da parte dos chineses sobre uma possivel troca no calendário.

Por outro lado, o site espanhol extraconfidencial.com revela que Chase Carey esteve em Jerez há quase duas semanas sobre a chance de receber uma jornada extra da Formula 1, agora como substituta do GP da China - provavelmente, seria o regresso do GP da Europa - mas mais tarde, como uma substituta do GP de Espanha, que está em Barcelona desde 1991, mas que tem lutado ultimamente com problemas financeiros, apesar do apoio financeiro da "Generalitat", que reconhece a importância da corrida nas finanças locais. Apesar de Jerez ter recebido a Formula 1 em 1994 e 1997, como GP da Europa, a última vez que a Formula 1 correu nesse local como GP de Espanha foi em 1990.

Uma coisa é certa: já ninguém conta com o GP da China na data prevista. O local onde em 2019 foi palco do GP numero 1000 da sua história poderá ser alvo de um adiamento, e vai ser uma questão de tempo até acontecer. Resta saber se vai ser tranquilo, procurando por uma troca com outra prova, ou mais radical, no sentido de uma "force majeure", como aconteceu há nove anos com o GP do Bahrein. 

1 comentário:

Al Unser Jr. disse...

GP DE PORTUGAL EM PORTIMÃO.