segunda-feira, 9 de março de 2020

Automobilismo e o coronavirus - As novidades do dia 9

A cinco dias do GP da Austrália - que vai acontecer, com público - surgiu a noticia de que treze passageiros de um voo da Vietnam Airlines entre Londres e Hanoi, realizado no passado dia 2, têm o coronavirus e foram isolados num complexo residencial nos arredores da cidade. Apesar de todas as precauções que o governo local fez em relação aos casos do coronavirus - isolou uma comunidade de dez mil pessoas a 40 quilómetros da capital, quando ali foram detectadas 16 pessoas com a doença - as autoridades estão a fazer de tudo para que a corrida segue adiante. O GP do Vietname, terceira prova do campeonato, está - por agora - marcado para o dia 5 de abril.

Por causa disso, Mark Hughes, da revista Motorsport, critica a organização da Formula 1 na sua coluna habitual, ao chamá-los de "irresponsáveis" ao permitirem que o calendário se cumpra, apesar dos alertas em contrário. Se o GP do Bahrein vai acontecer sem espectadores, como foi ontem anunciado, o calendário não está a ter qualquer alteração.

"Não importa quantas [vezes eles digam] 'estamos monitorizando de perto a situação' e 'a segurança das pessoas é fundamental', a Formula 1 não é o orgão que pode fazer as chamadas objetivamente. Está financeiramente preso e precisa ser libertado desse fardo. A longo prazo, a Formula 1 não pode arriscar ser vista como a entidade que irresponsavelmente transformou a epidemia em uma pandemia, potencialmente matando milhões. Até que este vírus esteja sob controle, todos nós devemos aceitar que os grandes prémios são um luxo que precisamos adiar.", sentenciou.

Entretanto, a SRO, organizador do GT World Challenge, decidiu cancelar a ronda de Monza, prevista para os dias 17 a 20 de abril, por causa do coronavirus. Como é sabido, este final de semana, o governo italiano decidiu isolar o norte do país, afetando 16 milhões de pessoas nas regiões da Lombardia, Piedmonte, Veneto, Emiglia- Romana e Marche.

Contudo, a IndyCar não espera que o virus perturbe o calendário, apesar de nos Estados Unidos terem sido detectados até agora 617 casos, com 22 mortes. Recorde-se que a temporada começará este domingo nas ruas de St. Petersburg, na Florida. 

Estamos monitorizando activamente a situação e trabalhando em estreita colaboração com as autoridades de saúde pública para garantir o bem-estar de nossos espectadores e participantes do evento. Não esperamos nenhuma interrupção na programação da IndyCar, incluindo a corrida da próxima semana em São Petersburgo e o mês de maio no Indianapolis Motor Speedway", afirmou a Indy Car Series em comunicado oficial

Sem comentários: