quarta-feira, 11 de março de 2020

Motores e o coronavirus - As novidades do dia 11

No dia 11 de março, dia e que a Organização Munfdial de Saude declaraou o coronavirus como "pandemia" à escala global, as novidades em relação à doença e o automobilismo têm sido grandes. Na Austrália, depois de um hospede de um hotel próximo do circuito ter sido detectado com o coronavirus, as autoridades de saúde ficaram preocupadas, mas por agora, mantêm-se a corrida com espectadores. Esta manhã, contudo, as autoridades australianas impediram a entrada de cidadãos italianos de entrar no país por causa do CoVid-19. Curiosamente, fizeram-no depois de terem entrado algumas centenas de nacionais que trabalham para a Ferrari, Alpha Tauri e Pirelli. 

E a quatro dias para a prova... tomam-se medidas. Não há sessões de autógrafos, e as entrevistas aos media só acontecerão com uma zona de exclusão mínima de dois metros.  

Ao contrário, no Vietname, as autoridades locais decidiram cancelar os vistos provenientes dos locais mais afetados pela doença, o que poderá dificultar as coisas para aqueles que pretendem ver a corrida, marcada para o dia 5 de abril. Na pior das chances - sem haver adiamento - poderá ser outro Bahrein, com corridas sem espectadores.

Na Formula E, o ePrix de Jakarta, que era para acontecer a 6 de junho, acabou hoje por ser cancelado devido aos receios do coronavirus, elevando para três as corridas que não vão ser realizadas na data prevista. Apesar de na Indonésia, apenas se terem registado 34 casos, com duas mortes, dos dez países mais afetados, cinco são europeus (Itália, Espanha, França, Alemanha e Suíça). E também é provável que as rondas de Paris e Seul serão canceladas, elevando para cinco as provas afetadas.

"Devido ao surto de Covid-19 e ao crescente número de casos na Indonésia e em Jacarta, a decisão foi tomada como o curso de ação mais responsável, para proteger a saúde e a segurança dos participantes, funcionários e espectadores do campeonato.", começou por dizer a organização num comunicado oficial.

"Continuaremos a monitorizar a situação de perto com as autoridades relevantes e o Comitê Organizador do E-Prix de Jacarta, a fim de avaliar as possibilidades de reagendar a corrida numa data posterior", concluiu.

Contudo, a organização está a trabalhar em planos de contingência. Já se falou na chance de haver uma jornada dupla em Valencia, a 4 e 5 de abril, mas com os casos em Espanha a explodir neste momento - 2182 casos a partir de hoje, com 49 mortes - é altamente improvável. Mas a ideia de haver o ePrix de Berlim sem espectadores - a prova é no antigo aeroporto de Tempelhof - e jornadas duplas em Nova Iorque e em Berlim são uma chance para os atuais e futuros cancelamentos.

Na Moto GP, a organização do GP da Argentina anunciou que a sua corrida foi adiada para 22 de novembro, de novo por receios por causa do coronavirus. Mesmo que a Argentina tenha neste momento apenas 19 casos e uma morte, a organização decidiu não arriscar receber todo o pelotão nesta altura. Também foram adiadas as 24 Horas de Le Mans em motociclismo, previstos para os dias 18 e 19 de abril, para setembro. E as rondas espanhola e francesa das Superbikes foram também adiadas 

E são assim as últimas novidades sobre o impacto do coronavirus nos desportos motorizados.

Sem comentários: