terça-feira, 22 de setembro de 2020

WRC: Toyota toma conta da sua operação a partir de 2021


Depois dos sucessos que Tomi Makinen está a ter com o seu programa de ralis no WRC, a Toyota decidiu que a partir de 2021 as operações serão feitas a partir da fábrica. Makinen ficará como conselheiro da equipa. Apesar desta mudança de mãos, tudo fica na mesma:  a base de operações é nas instalações de Puppola, perto de Jyväskylä, na Finlândia, enquanto a construção dos carros é em Tallinn, na Estónia.

No comunicado oficial, Tomi Mäkinen afirmou que o “objetivo do projeto da Toyota no WRC era retornar às operações no mundo dos ralis com uma organização flexível, algo que só acontece com uma companhia pequena. Posso dizer, com felicidade, que esse objetivo foi atingido e agora é tempo de eu ter outros desafios com a Toyota. Quero agradecer ao Akio Toyoda [Presidente da Toyota Motor Corporation] por ter confiado em mim e apoiado este projeto”.

Desde que a Toyota regressou ao WRC, em 2017, a Toyota ganhou o Campeonato do Mundo de Construtores em 2018 e levou Ott Tänak e Martin Järveoja ao título Mundial em 2019. Em 2020, a equipa lidera também o Campeonato de Construtores e no Campeonato tem dois dos seus pilotos nos dois primeiros lugares: o galês Elfyn Evans e o francês Sebastien Ogier.

Sem comentários: