sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Noticias: Domenicalli substitui Chase Carey como CEO da Formula 1


A Liberty Media anunciou esta sexta-feira que o americano Chase Carey será substituído pelo italiano Stefano Domenicalli a partir da próxima temporada. O antigo diretor desportivo da Ferrari e agora o CEO da Lamborghini, também faz parte do Conselho de Monolugares da FIA, onde é presidente.

Greg Maffei, o CEO da Liberty Media, deu as boas-vindas a Domenicalli e diz que estão entusiasmados para o acolher na organização. "Estamos entusiasmados por acolher o Stefano Domenicali como Presidente e CEO da Fórmula 1. O Stefano traz um rica história de sucesso na Fórmula 1, na Ferrari e na indústria automóvel, com a Audi e a Lamborghini”.

O Chase fez um trabalho fenomenal. Reuniu uma organização comercial e desportiva de topo, que tem uma longa lista objetivos, que incluíram o aumento da presença digital, o estabelecimento de novos regulamentos técnicos, a garantia de um teto orçamental pela primeira vez na história da F1, e a obtenção de um novo Acordo da Concórdia. As suas ações reforçaram a Fórmula 1 como pináculo do desporto motorizado”, finalizou.

Carey manter-se-á na estrutura, mas agora como presidente não-executivo.

O novo CEO da competição já se mostrou entusiasmado com o novo desafio. “[Estou] entusiasmado por me juntar à Fórmula 1, um desporto que fez sempre parte da minha vida. Nasci em Imola e vivo em Monza, estou ligado ao desporto através do meu trabalho na Comissão de Monolugares da FIA e estou ansioso por ligar-me às equipas, promotores, patrocinadores e muitos parceiros, à medida que continuamos a impulsionar o negócio. Os últimos seis anos na Audi e depois a liderança da Lamborghini deram-me uma perspetiva e experiência mais amplas, que levarei comigo para a Fórmula 1”, afirmou, no comunicado oficial. 

Por fim, Chase Carey deixou algumas palavras de apreciação pelo trabalho e desejou um bom trabalho ao seu sucessor no comando da Fórmula 1. 

Tem sido uma honra liderar a Fórmula 1, um desporto global, com um passado histórico de sucesso nos últimos setenta anos. Estou orgulhoso da equipa que não só navegou por um 2020 desafiante, mas que regressou com propósito e determinação acrescidos nas áreas da sustentabilidade, diversidade e inclusão. Estou confiante de que construímos os alicerces para o crescimento do negócio a longo prazo. Tem sido uma aventura e tenho gostado de trabalhar com as equipas, a FIA e todos os parceiros. Estou ansioso por continuar envolvido e apoiar o Stefano”.

Aos 55 anos de idade, Domenicalli começou a sua carreira em 1991 ao serviço da Ferrari, subindo na hierarquia até chegar a chefe de equipa em 2008. Lá ficou até 2014, onde foi substituido por Maurizio Arrivabene, para depois seguir para a Audi, num cargo diretivo. Em 2016, passou para a Lamborghini, para ser o presidente e diretor executivo. 

Sem comentários: