domingo, 25 de outubro de 2020

A(s) image(ns) do dia

 


Trinta a três anos passam entre estes dois momentos. Claro, outros aconteceram, mas o que têm em comum é que acontecerem em Portugal. Em 1987, Alain Prost passou Jackie Stewart para conseguir ali a sua 28ª vitória na sua carreira, batendo um recorde com 14 anos, estabelecido no Nurburgring Nordschleife, um dos circuitos mais icónicos do automobilismo, numa das corridas mais dominantes até então.

Foi uma corrida onde ele não tinha nada para vencer. O seu McLaren-TAG Porsche já estava desfasado em relação aos Williams-Honda e ainda por cima, o Ferrari de Gerhard Berger estava numa fase ascendente e liderou durante grande parte da corrida. Apenas a três voltas do fim, um erro cometido pelo austríaco o fez perder o comando a favor o piloto francês e claro, fazer a festa no Estoril.

Hoje, não foi uma corrida desse tipo. Não foi no Estoril, foi no regresso da Formula 1 ao nosso país, foi numa temporada onde já sabemos quem será o campeão. Se calhar saberemos que vencerá no ano que vêm se nada for mudado. Vivemos na sua era, que é mais uma na história da competição. Que sempre viveu desses domínios, só que o público não sabe, não entende. Mas Lewis Hamilton mereceu bater esses recordes e chegar onde chegou. O excelente circuito onde o alcançou foi num cenário ideal. Imaginem que alcançasse em Abu Dhabi? Não iriam achar muita piada, pois não?

Em suma, o regresso da Formula 1 em Portugal tee sabor a História. Em muitas maneiras.

Sem comentários: