quarta-feira, 4 de novembro de 2020

No Nobres do Grid deste mês...


(...)

"Toda a gente conhece as circunstâncias da sua chegada [da Formula 1 e Portimão], e toda a gente sabe que se não fosse uma pandemia mundial a bater-nos à porta, não teríamos Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Kimi Raikkonen, Valtteri Bottas, Max Verstappen e outros por estas bandas em 2020. Este governo - e todos os outros que andam nisto desde 2008 - não querem investir o erário público em algo que tem retorno enorme em termos de nome, chegada de turistas, logo, receitas extra para a região do Algarve e claro, para Portugal inteiro. Esse é um tema que é politicamente incorreto, logo, não é muito tocado, porque se alguém quiser dar vinte milhões de euros todos os anos para ter máquinas e pilotos por ali, cem mil espectadores vindos não só de Portugal, como do estrangeiro, a ficar alguns dias nas nossas praias e comer nos nossos restaurantes os nossos pratos típicos da região, haverá quem, de forma demagógica, dizer que isso seria melhor investido noutras coisas. Enfim...

Contudo, daquilo que se anda a ouvir nestes dias de rescaldo, é que pode ser provável uma nova visita em 2021 se certos países não poderão resolver este assunto a tempo da nova temporada. É provável que a China decida não receber de novo porque a sua corrida é na primavera, e o Vietname até possa estar mais confortável se adiar a sua estreia por mais um ano, caso esta pandemia do coronavirus não se resolva na primavera, mesmo que se adie para o outono, por exemplo.

(...)

Vinte e quatro anos depois, e aproveitando a pandemia, a Formula 1 regressou a Portugal, estreando o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Perante mais de 35 mil espectadores, apesar da pandemia começar a subir no país, a prova viu muita competitividade, alguma chuva, e no final, apesar da vitória ter acabado nas mãos de Lewis Hamilton, este bateu um recorde: a partir desta corrida, é o piloto com mais vitórias na Formula 1, superando Michael Schumacher.

Tudo isto e muito mais podem ler este mês no Nobres do Grid

Sem comentários: