domingo, 15 de agosto de 2021

WRC 2021 - Rali de Ypres (Final)


Thierry Neuville aproveitou bem que o WRC andou no seu quintal para dominar e triunfar no Rali de Ypres, um dos mais potentes em asfalto. Contudo, foi uma luta forte com Craig Breen, que conseguiu aqui o seu segundo pódio consecutivo e demonstrou o que poderia fazer, se tivesse uma temporada completa, algo que se calhar terá em 2022, a bordo de um Ford Puma Rally1. 

E era uma vitória necessária: a última vez que ele tinha vencido fora em 2020, no Rali de Monte Carlo. 

Tivemos muita pressão vindo para a meta, mas me senti bastante confortável durante todo o fim de semana e pude contar com minha equipa e com o carro. Foi um prazer para mim dar esta primeira vitória ao Martijn [Wydagehe, o seu navegador] aqui na Bélgica. deveria ter vindo antes, mas não tivemos sorte. É uma sensação boa aqui e agora.", disse, no final do rali.

O terceiro classificado foi um pouco surpreendente, com Kalle Rovanpera a conseguir o lugar mais baixo do pódio com o seu Toyota, conseguindo passar Elfyn EvansSenti-me muito bem. Podemos ver claramente que há dois pilotos que fizeram o evento antes e foram muito velozes. Mas estou muito orgulhoso de podermos ser os melhores dos pilotos que correram aqui pela primeira vez.", afirmou o finlandês, no final da prova.

As quatro especiais do dia que faltavam cumprir eram num sitio especial: Spa-Francochamps. Duas passagens em Stavelot e Francochamps brindavam os pilotos por ali, e o melhor na primeira especial do dia tinha sido Kalle Rovanpera, 1,3 segundos na frente de Ott Tanak, e 1,4 sobre Thierry Neuville. Na segunda especial, foi o contrário: Tanak foi o melhor, 0,5 segundos na frente de Rovanpera, com Breen a ser terceiro, a 2,9. Evans foi apenas sexto, a 6,1, suficiente para ser passado pelo finlandês da Toyota.

Tanak ganhou na penúltima especial, a segunda passagem por Stavelot, 0,7 segundos na frente de Neuville, com Evans a afastar-se cada vez mais, conformando-se com o quarto posto. E na Power Stage, Tanak foi o melhor, na frente de Ogier e Neuville.

Depois dos quatro primeiros, Sebastien Ogier foi o quinto, a 55,8 segundos da frente, muito na frente de Ott Tanak, que ficou a quase quatro minutos dos primeiros (3.46,5). E claro a partir aqui estão os carros do Rally2, a começar por Yohan Rossel, a 12.14,9, na frente do local Pieter Cracco, no seu Skoda Fabia Rally2 evo, a 13.05,9, e a fechar o "top ten" aparecem o alemão Fabien Kreim, a 13.05,9, e o outro local, Vincent Verschueren, a 13.31,1.

O WRC continua entre os dias 9 e 12 de setembro, com o Rali da Acrópole.

Sem comentários: