quinta-feira, 7 de abril de 2022

O Circuito do Sol, a quarta pista em solo português


Há anos que se fala do projeto do "Circuito do Sol", nos arredores de Serpa, onde a pista serviria para corridas, testes e "track days", e claro, seria o quarto circuito permanente em território português, depois de Estoril, Braga e Portimão. Com quase seis mil metros de extensão, a pista terá um centro de desenvolvimento e produção de componentes para carros elétricos — em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal — e uma unidade hoteleira associada. E também será um lugar ideal para as marcas poderem fazer os seus "testes secretos" e apresentar os novos modelos à imprensa mundial. 

Segundo conta o site Razão Automóvel, o investimento do projeto será superior a 16 milhões de euros até 2024, e poderá criar 40 postos de trabalho, no mínimo.

O responsável máximo pelo empreendimento, Lars Lindberg, explicou-nos os motivos que levaram à escolha desta localização:

"Decidimos desenvolver este projeto em Serpa devido à sua localização, boa gastronomia e excelentes condições climatéricas durante todo o ano. E o facto de estarmos a desenvolver este projeto numa localização onde já existia uma infraestrutura com um fim similar, também facilitou todo o processo em termos de licenciamento."

Na primeira fase, o circuito terá meros 1600 metros e 11 curvas - aproveitando um antigo kartódromo - e o novo tapete de asfalto será feito pelo mesma firma responsável pelo capeamento do circuito de Jerez, no sul de Espanha. Mais tarde, a pista se expendirá para os quase seis quilómetros que pretendem alcançar, e o "layout" do circuito terá um pouco de outras partes, como Laguna Seca e Spa-Francochamps.

"A qualidade do alcatrão é um fator crítico de sucesso em qualquer circuito, foi por isso que escolhemos uma empresa com créditos firmados nesta área para completar o Circuito do Sol.", explicou Lindberg. "Queremos que o Circuito do Sol seja um verdadeiro 'resort' para quem gosta de automóveis durante todo o ano. Venho do norte da Europa, onde durante muitos meses do ano é impossível pilotar um automóvel em pista ou até mesmo, no caso das marcas e das equipas de competição, testarem os seus automóveis e aqui estamos a criar todas as condições para que isso aconteça", concluiu.

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