sexta-feira, 8 de abril de 2022

Youtube Formula 1 Vídeo: O invulgar regresso de Vettel às boxes

Uma das coisas do qual os treinos livres desta sexta-feira está nas bocas do mundo foi a maneira como Sebastian Vettel regressou às boxes, depois de ter tido um problema com o seu Aston Martin. Depois do carro ter ficado parado na berma, esperou até ao final da sessão para se poder movimentar. E como fez? Usou uma scooter! 

De facto, pode-se dizer que é algo invulgar, mas tem um problema: é ilegal. E como resultado dessa "brincadeira", foi multado em cinco mil euros - é menos uns cafés para o alemão...

As regras - para ser mais especifico, o artigo 26.7 do regulamento desportivo - estabelece que ninguém pode entrar na pista num período de cinco minutos do final de uma sessão, mas uma das exceções é “condutores em condução ou a pé, tendo recebido autorização prévia de um comissário”.

Vettel defendeu-se que o comissário lhe tinha dado a autorização para o passeio, mas a verdade é que o alemão foi multado em 5,000 euros. Claro, sempre pode recorrer.

Diz o relatório do Colégio de Comissários de Pista que “Um comissário estava no local com uma scooter. Vettel perguntou se poderia conduzir a scooter para retornar às suas boxes. O comissário assentiu. Vettel subiu na scooter, esperando que o comissário subisse atrás dele. Como não conseguiu subir, Vettel partiu sozinho para as boxes, sem autorização prévia para isso.", começa por explicar o comunicado oficial da Formula 1 sobre este assunto.

Enquanto isso, o comissário estava a tentar entrar em contato com a direcção de corrida para obter instruções. Ao conduzir na pista para as suas boxes, em vez da rota designada, Vettel violou o Artigo 26.7 do Regulamento Desportivo da Fórmula 1, que proíbe qualquer pessoa de estar na pista no período de cinco minutos após o final de uma sessão, com exceção de pessoal especificamente identificado, o que não prevê que os pilotos tenham esse acesso, a menos que especificamente autorizados”, conclui.

A qualificação acontece na próxima madrugada.

Sem comentários: