domingo, 7 de agosto de 2022

A imagem do dia


Durante anos, confesso, andei à procura dessa imagem, desde que vi há muitos anos num "L'Automobile" de um amigo do meu pai, que adorava tanto Formula 1 como eu. As imagens do carro de Didier Pironi totalmente destroçado, do Nelson Piquet ao pé do Ferrari acidentado e a reagir ao cenário de destruição, essas, existem e deram a volta. Mas o carro de onde bateu, o Renault de Alain Prost... quase não existem imagens. Mas sabia que existia.

E segundo contam, foi por causa disso que o francês ficou com anticorpos em relação às corridas com chuva. Toda a gente sabe que ele nunca foi um grande piloto neste estilo de asfalto, mas não creio que tenha acontecido por causa do acidente que fechou a carreira do francês da Ferrari, que a quatro corridas do final daquele campeonato, e com a pole-position nessa corrida, parecia ter tudo para ser o primeiro francês campeão do mundo. 

Pensava-se o pior no caso de Pironi. Poderia perder o pé direito - o osso tinha explodido e só se segurava pelos tendões - e depois de cinco horas de operação, o pé foi salvo. Nos quatro anos seguintes, Pironi foi operado até 33 vezes para recuperar aquela parte do pé, e ficou bom o suficiente para poder entrar dentro de carros da AGS e da Ligier, mas apesar de tempos razoáveis, foi avisado que caso regressasse à Formula 1, teria de devolver o dinheiro dos seguros, que foram usados para as tais operações para ter o pé e tornozelo em forma. Foi daí que se virou para os barcos de alta velocidade e o projeto do "Colibri", que resultou no seu acidente mortal, cinco anos depois.  

Sem comentários: