domingo, 14 de agosto de 2022

Formula E: Mortara triunfou em Seul, Vandoorne campeão


O suíço Edoardo Mortara, no seu Venturi, foi o vencedor da última corrida do ano, em Seul, na frente do Mercedes de Stoffel Vandoorne, que com este resultado se tornou campeão do mundo, na última temporada dos carros da Gen2. Jake Dennis foi o terceiro, ficando com o lugar mais baixo do pódio na segunda corrida coreana.

Quanto a António Félix da Costa, depois da pole-position, ia a caminho de um lugar no pódio quando foi empurrado para fora. Mesmo assim, o décimo lugar foi um consolo mínimo, mas para piorar as coisas, o fez cair na classificação geral, acabando a temporada no oitavo lugar.

Numa corrida bem mais seca do que tinha acontecido ontem, a Formula E comemorava um marco históricos, com a realização da sua centésmia corrida na sua história, desde que começou, em 2014. 

Esta começou com Felix da Costa a manter a liderança, mas logo de imediato a ser pressionado por Mortara, com Vandoorne a ser terceiro, esperando tranquilamente por algum desenvolvimento, porque o seu objetivo era o de chegar ao fim e assim comemorar o campeonato, mas observando o seu potencial rival, Mitch Evans, o piloto da Jaguar, que tentava recuperar de um 13º posto na grelha. Na terceira volta, Mortara ficou com a liderança, e afastou-se até cruzar a meta no primeiro posto. Mas o belga da Mercedes continuou tranquilamente no seu ritmo, enquanto era pressionado no seu lugar por Jean-Eric Vergne.

Atrás, Lucas di Grassi sofria um furo e tee de ir às boxes, perdendo qualquer chance de chegar aos pontos, tendo parado depois da primeira desistência da corrida, o carro de Dan Ticktum, que parou na terceira volta. Pouco depois, Vandoorne passou Felix da Costa, e este começou a ter de se defender dos ataques de Jake Dennis, mo seu Andretti. Ele passou-o, mas quando ele tentou inverter a manobra, ambos colidiram e o piloto português caiu na geral. Dennis foi penalizado em cinco segundos, mas para ele, o seu lugar no pódio estava assegurado. 

Mais atrás, a mesma coisa acontecera com Pascal Wehrlein e Nyck de Vries, com o piloto alemão a acabar a corrida por ali. 

No final, Mortara deu à Venturi a sua quinta vitória da temporada, e Vandoorne comemorava o seu primeiro título na categoria, com 213 pontos, contra os 180 de Mitch Evans - que foi sétimo nesta corrida - e 169 de Edoardo Mortara.

A nova temporada da Formula E começa em janeiro do ano que vêm na Cidade do México com os novos Gen3. 

Sem comentários: