terça-feira, 20 de dezembro de 2022

WRC: Tanak fala sobre os seus tempos na Hyundai


Ott Tanak, agora piloto da M-Sport, pronto para mais uma temporada no WRC, decidiu dar uma entrevista ao blog do site de apostas Betsafe para explicar como foram os seus últimos tempos na Hyundai, equipa do qual decidiu sair no final desta temporada, apresentando-se insatisfeito com o que se passava por lá, especialmente depois da saída do anterior diretor desportivo. 

Para além disso, deixou algumas criticas aos seus companheiros de equipa por não terem sido cooperantes o suficiente para que a equipa alcançasse os seus objetivos, na luta contra a Toyota pelo domínio no Mundial de ralis. 

Eu nunca quis ser o piloto número um lá. O meu objetivo era fazer com que a equipa trabalhasse e fizesse as coisas certas. Também posso dizer que não tive o apoio de todos os meus companheiros em 2019. Kris Meeke e Jari-Matti Latvala não me deram muitos pontos. Não tenho nada contra ele [Neuville]. Desporto é desporto, mas se queremos vencer, temos que acertar tudo.

Tudo estava muito confuso. Entrei para a equipa quando a pandemia começou. Na primeira temporada, quase não vi a minha equipa. Na segunda temporada, não fomos lentos, mas houve muitas interrupções. De certa forma, os três anos anteriores foram um pouco difíceis. A situação da equipa era muito difícil. Foi muito difícil passar uma mensagem clara sobre, por exemplo, o que vai acontecer na próxima temporada. Se um atleta quer ter sucesso, precisa sentir-se bem. Não foi muito bom fazer os últimos ralis da equipa. Era uma obrigação para mim”, concluiu.

Tanak sabe que, com a Ford e a M-Sport, tem agora um novo desafio pela frente. Não será fácil, mas o piloto estónio está disposto a abraçar essa exigência e lutar pelo título:

Claro, temos muito a aprender, mas as pessoas da equipa estão muito motivadas e querem provar que somos capazes. A equipa é pequena, mas o espírito é grande. De certa forma, estamos numa situação bastante difícil, porque começamos a temporada do zero e não pilotei o carro em condições diferentes. Pode ser uma pequena desvantagem em relação aos outros, mas, por outro lado, acredito que com muito trabalho posso transformar as coisas em algo positivo. Sim, eu acredito nas nossas possibilidades.

O primeiro rali de Tanak ao serviço da M-Sport será o de Monte Carlo, no final de janeiro. 

Sem comentários: