sábado, 29 de junho de 2024

As imagens do dia




Aos 35 anos de idade, Robert Wickens é um exemplo e perseverança. Paraplégico desde o seu acidente na oval de Pocono, em 2018, quando corria na IndyCar Series, o canadiano não virou a cara à luta e entregou-se desde cedo ao trabalho de recuperação, para poder regressar à sua paixão, o automobilismo. Recentemente, está a correr na Michelin Pilot Challenge (IMSA), com um Hyundai e tem subido de novo na escada do desporto automóvel, ao ponto de já ter ganho um título na classe TCR. 

Esta semana, o canadiano terá um presente: poderá guiar um Gen3 da Formula E, que terá uma jornada dupla em Portland, nos Estados Unidos. O carro de corrida está modificado com controlos manuais no volante, para poder acelerar e travar. E ali, Wickens realizará a sua ambição de uma década de pilotar na Fórmula E.

Obviamente, está extasiado pela oportunidade, e revelou que teve uma chance de correr na competição em 2018, que não aproveitou por causa dos seus compromissos na IndyCar. 

Estou extasiado por ter a oportunidade de conduzir o Gen3 da Fórmula E”, começou por afirmar Wickens. “É o carro que eu queria experimentar desde o nascimento da série e nunca tive uma oportunidade com as corridas que fiz e quando estava a correr no DTM.", continuou.

"A Fórmula E sempre foi uma categoria de elite devido à competição e há menos ênfase no carro [desempenho]. Se houver pilotos competitivos, toda a gente quer participar. Para mim, sempre foi assim e, inicialmente, o principal objetivo é ter a oportunidade de experimentar o carro. Se isso levar a outras oportunidades, ficarei muito feliz."

"O que é espantoso na Fórmula E é que há anos que tem vindo a fazer funcionar coisas que as pessoas diziam que 'não podiam ser feitas'. Está sempre a fazer coisas que as pessoas não pensavam ser possíveis e essa é outra razão pela qual tem estado no topo da minha lista de séries a experimentar. Eu sabia que seria recebido aqui de braços abertos porque as pessoas não têm medo de ir contra a corrente.

"Além disso, é um Campeonato do Mundo da FIA – e competir a esse nível é algo que sempre quis alcançar. Todos os miúdos querem ser campeões do mundo, quer seja no karting ou no nível de elite do desporto automóvel. Correr em circuitos históricos como o Mónaco e noutros circuitos urbanos e locais inovadores para onde a Fórmula E se dirige só traz mais emoção. Adoro as corridas de rua e sempre foram o meu forte, algo de que gosto e em que me destaco.

Ironicamente, quase tive uma oportunidade, mas foi um pouco tarde demais, em 2018, e já tinha assinado um contrato com uma equipa da IndyCar”, diz ele. “Ofereceram-me a oportunidade de me juntar a uma equipa de Fórmula E, mas não pude aceitar e a minha vida seguiu uma direção diferente."

"Por isso, fechar o círculo e ter a oportunidade de conduzir o carro é incrível. Ver como a série cresceu e se desenvolveu ao longo dos anos é espantoso, e eu tenho sido um fã ávido – e a maioria dos pilotos aqui são antigos colegas de vários paddocks ou colegas de equipa os meus do passado. Foi uma espécie de reencontro!”, concluiu.

A Formula E terá uma jornada dupla neste final de semana no circuito de Portland.

Sem comentários: