sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

WRC 2026 - Rali de Monte Carlo (Dia 2)


Oliver Solberg continua a liderar o Rali de Monte Carlo, terminadas que estão nove especiais de classificação. O piloto sueco da Toyota tem mais de um minuto de avanço sobre Elfyn Evans (1.08,4), no segundo Toyota. Sebastien Ogier é o terceiro, não muito distante de Evans, a 1.14,9, mas bem mais distante de Adrien Formaux, quarto, a 5.05,2 de Solberg Jr. e o melhor dos Hyundai. Thierry Neuville é quinto, a 6.05,3.

Com passagens duplas por Laborel/Chauvac-Laux-Montaux, Saint-Nazaire-le-Désert/La Motte-Chalancon e La-Bâtie-des-Fontes/Aspremont, o dia começou com Solberg a vencer, 19,1 segundos na frente de Thierry Neuville, 26,5 segundos sobre Elfyn Evans e 37,8 sobre Sebastien Ogier.

Feliz da vida, Solberg comentou: "Estou cauteloso, mas divirto-me! A equipa fez um trabalho incrível ali para ter tudo exatamente onde estava, eu confiei a cem por cento! Bom trabalho. Num rally tão longo e complicado, nada é seguro."

Em contraste, Adrien Formaux, que fora sexto, não estava feliz com o que se passava. "A sensação não está lá. Nada de mim. Luto com a aderência e também com o equilíbrio do carro. Na verdade, estou lutando bastante. Eu sinto-me muito lento o tempo todo. Vai ser um rally longo.", comentou.

Evans ganhou na especial seguinte, batendo Ogier por 4,8 segundos, Formaux por 18,6 e Solberg por 27,2. Mas na última especial da manhã, o sueco voltou a ganhar, com uma vantagem de 8,8 segundos sobre Neuville, 16,6 sobre Formaux e 20,7 sobre Evans. Munster e Katsuta sofreram furos no pneu traseiro direito, perdendo muito tempo.

Na parte da tarde, esta começou com Solberg ao ataque, ganhando na segunda passagem por Laborel/Chauvac-Laux-Montaux, mas a vitória foi mais apertada: 1,9 sobre Ogier, 2,8 sobre Evans, 17,4 sobre Neuville e 21,4 sobre Gregoire Munster. Formaux teve problemas com o seu travão de mão e perdeu um minuto e quatro segundos ("não tenho travão de mão, então tenho de fazer marcha-atrás nos ganchos", disse), enquanto Takamoto Katsuta teve problemas na direção assistida e Jon Armstrong sofreu um furo no pneu traseiro direito.

Ogier ganhou na especial seguinte, 16,2 segundos na frente de Elfyn Evans, 17,3 sobre Oliver Solberg e 34,6 sobre Sami Pajari, e no final do dia, na segunda passagem por La-Bâtie-des-Fontes/Aspremont, Ogier acabou por levar a melhor, 9,3 sobre Solberg, 12,1 sobre Evans e 32,2 sobre Munster. Haydon Paddon perdeu mais de um minuto depois de ter parado na neve, enquanto Neuville saiu da estrada e foi ajudado pelos espectadores para regeressar, perdendo mais de três minutos. Josh McErlean também saiu, e estava fora de ação.   

Depois dos cinco primeiros, Jon Arnstrong é sexto e o melhor dos Ford, a 7.18,8, na frente do regressado Hayden Paddon, no seu Hyundai, a 7.42,1. Leo Rossel é o oitavo e o melhor dos Rally2, num Citroen C3, a 8.27,5. Eric Camili é o nono, a 9.07.1, e a fechar o "top ten", está o bulgaro Nikolay Gryazin, no seu Lancia Ypsilon Rally2, a 9.08,8.

O rali de Monte Carlo continua neste sábado, com a realização de mais cinco especiais de classificação. 

Sem comentários: