sábado, 14 de fevereiro de 2026

WRC 2026 - Rali da Suécia (Dia 2)


Elfyn Evans lidera o rali da Suécia, cumpridas que estão 15 especiais. Com sete realizadas neste sábado, o piloto galês tem agora uma vantagem de 13,3 segundos sobre o japonês Takamoto Katsuta e 25,4 sobre Sami Pajari, todos em Toyota. Oliver Solberg, no quarto Toyota, é quarto, a 58,8, num rali onde os carros japoneses dominam, deixando o melhor dos Hyundai em quinto, a 1.09,5, no caso, o carro de Esapekka Lappi.

Com passagens duplas sobre Vannas, Sarsjöliden e Kolksele, com uma passagem por Umea Sprint, o dia começou com Evans ao ataque, ao ganhar na primeira passagem por Vannas, alcançando a liderança, com uma vantagem de 4,8 sobre Oliver Solberg, 4,9 sobre Sami Pajari e 7,2 sobre Takamoto Katsuta.

Martins Sesks foi o melhor na especial seguinte, 0,9 segundos mais rápido que Evans, 1,8 sobre Solberg e 4,4 sobre Solberg. Takamoto perdeu 6,8 segundos e foi apenas décimo na especial, queixando da aderência dos pneus na superfície gelada. Solberg foi o melhor na primeira passagem por Kolskele, 0,9 segundos na frente de Evans, 1,3 sobre Pajari e 4,1 sobre Lappi. Takamoto perdeu mais tempo, 6,7 segundos e a ser o sétimo melhor na especial e a queixar-se de estar a perder tempo. 

A parte da tarde começou com Sami Pajari a ser o melhor, 1,1 segundos na frente de Esapekka Lappi, no seu Hyundai. Takamoto foi terceiro, a 3,2, na frente de Evans, a 3,9 e de Solberg, a 5,6. Na PEC 13, Evans foi o melhor, 2,6 segundos na frente de Takamoto, 3,8 sobre Solberg e 4,3 sobre Formaux.

Evans estava satisfeito no final da especial sobre as condições do carro e da superficie: "Talvez [estivesse] no limite em alguns lugares. Estava bastante limpo na maioria dos locais, mas a traseira estava se afastando de mim! Tudo ok.", afirmou.

Sami Pajari acabou por ganhar na segunda passagem por Kolskele, 0,3 segundos na frente de Takamoto Katsuta, 2,4 sobre Adrien Formaux e 2,9 sobre Elfyn Evans. No final do dia, em Umea, foi Taka,oto a levar a melhor, 0,1 segundos na frente de Solberg, 0,7 sobre Pajari e 1,1 sobre o Ford de Jon Armstrong. Thierry Neuville foi penalizado em um minuto porque... não tinha o capacete devidamente colocado. 

Depois dos quatro primeiros, Esapekka Lappi é quinto, a 1.09,5, com Adrien Formaux não muito longe, a 1.17.7, também num Hyundai. Sétimo é Thierry Neuville, agora a 3.10.0, na frente dos Ford de Jon Armstrong (a 3.24,8) e de Josh McErlean (a 4.48,8) enquanto a fechar o "top ten" está o carro de Roope Korhonen, a 8.24,1.

O rali da Suécia termina neste domingo, com a realização das últimas trâs especiais. 

Sem comentários: