sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A História do propulsor unico...

A FIA anunciou hoje que abriu concurso para a construção de um propulsor unico, para introduzir na Fórmula 1 a partir de 2010. Um comunicado da entidade federativa afimou que os restantes pormenores serão anunciados durante o dia.

Um responsável da FIA afirmou, porém, que cada construtor poderá construir o seu próprio motor, desde que o faça de acordo com as especificações da entidade que concebeu o propulsor único. Em suma... Ferrari, Mercedes, BMW, Toyota, Honda... podem desenhar o seu motor, desde que seja igualzinho ao motor do vencedor do concurso, que poderia ser, vamos supor, a Renault. Ora, isso é algo que não deverá agradar muito às marcas actualmente representadas na Fórmula 1, como já afirmou Mario Thiessen, o responsável da BMW: ”No que diz respeito a motores e a redução de custos, somos a favor do corte dos budgets, mas não estamos satisfeitos com a possibilidade de introduzir um motor único”.

Vamos a ver... a Formula 1 precisa de emagrecer para sobreviver, isso sim. Circuitos vazios (alguém viu as fotos de hoje em Xangai?), receitas deficitárias, e em casos extremos, corridas canceladas como em França. Mas transformar a categoria num monomotor, isso significaria a morte da Formula 1, tal como a conhecemos. Não querem fazer uma categoria monomarca, com um chassis unico? Seriamos iguaizinhos à IRL, sem tirar nem pôr...


Mas enfim, não acredito nisso. Acho até que é uma "moeda de troca" com a Federação dos Construtores a FOTA, para que cheguem a uma espécie de acordo em relação à quebra de custos. Tal como está, sem mexer, esta categoria entra em perigo de extinção. Mas Pelo Amor da Santa, não aceitem as ideias deste Mosley!

3 comentários:

F1 Trulli disse...

essas idédias estão simplesmente ridículas...
num monomotor...aff

tirar reabastecimento, será q é pq a Ferrari ta se dando mal, onde ela tirava vantagem? Não pq a F1 gira em torno da Ferrari...¬¬

onde tinha q melhorar era o treino. colocar o Q3 como era antes 1 carro d cada vez e 1 volta lançada!

Abração

Anónimo disse...

Sinceramente, não acredito que isso vá acontecer. Creio que ficará só na base da hipótese, mesmo. Max Mosley adora fazer piadas... você deve se recordar, Paulo, que em 2004, o mesmo Mosley sugeriu que se fizesse um "rodízio de pilotos" de acordo com os resultados. Logo, poderíamos ter Schumacher na Minardi, Alex Yoong na Ferrari, e por aí vai.

Absurdos que só a cabecinha de Mosley conseguem criar.

De fato, uma categoria basicamente monomarca seria o fim da Fórmula-1.

(Ah, e agradeço a resposta quando ao comentário que deixei sobre Portimão. Concordo plenamente com o que disse, mas temo que a Fórmula-1 se transforme em "Fórmula Ásia", como parece que está acontecendo aos poucos. Há a necessidade de manter circuitos tradicionais! A FIA deveria reduzir os custos de uma prova, pelo bem do esporte.

O modo de "capitalismo totalitário" com o qual Ecclestone conduz a Fórmula-1 é algo que pode sim, destruir a categoria. Vamos aguardar.

Até!

Hugo Becker
http://mottorhome.blogspot.com

Felipão disse...

Tira a idéia original da F1, que é o desenvolvimento de novas tecnologias...

Mas talvez seja melhor do que essa coisa de motor congelado...