quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Mais um sinal da crise: França cancela o seu Grande Prémio

A Federation Francaise de Sport Automobile (FFSA) decidiu hoje em Assembleia Geral, que irá cancelar o Grande Prémio de França de 2009, devido a razões económicas.

A entidade federativa, que desde há mais de 40 anos que organiza a corrida francesa, que desde 1991 se situa no circuito de Magny-Cours, no meio do país, afirmou que os resultados de bilheteira bastante fracos e o alto preço que as entidades organizadores têm que pagar a Bernie Ecclestone para terem a Formula 1 nos seus países. levou a esta decisão.

E isto pode não ficar por aqui: segundo algumas fontes, há outras entidades organizadoras de Grandes Prémios europeus com extremas dificuldades financeiras que poderão, brevemente seguir o mesmo rumo dos franceses, caso o grupo de empresas liderado por Bernie Ecclestone não diminuir a quantia que lhes cobra. Corridas como Spa-Francochamps e Hockenheim apresentaram este ano receitas deficitárias...

Com a queda do Grande Prémio do Canadá e a decisão da FFSA em não organizar a prova de Magny-Cours, Ecclestone poderá ter dificuldades em encontrar quem coloque de pé um evento de modo a perfazer as dezoito ronda previstas para 2009. Caso mais organizadores decidam não realizar os seus eventos, então o inglês e a Formula 1 poderão estar numa situação muito complicada. Mais um sinal da crise...

4 comentários:

mariana disse...

vai ter prova da a1gp no brasil!
li lá no jpezzolo

mariana disse...

???

Anónimo disse...

Caro Speeder, com as exclusões de Montréal e Magny-Cours, a Fórmula-1 fica provisoriamente com 17 provas para 2008.

Como se sabe, a FIA quer chegar à 20 provas por temporada. Não seria o caso em 2009, mas haviam 18 datas pré-estabelecidas.

Muito provavelmente surgirá algum circuito disposto a substituir uma dessas duas etapas ausentes para o próximo ano.

Será que não seria uma oportunidade-surpresa para que Portugal retorne ao calendário, com o novo circuito de Portimão? Há algum rumor deste tipo por aí?

Abraço,
Hugo Becker

http://hugobecker.blogspot.com

Speeder76 disse...

Hugo:

Hà umas semanas atrás, fez-se essa pergunta ao Paulo Pinheiro, o dono do Autódromo de Portimão. ele disse que por ele mesmo, não. Tinha que ser o nosso governo a mostrar-se interessado em acolher a Formula 1 em Portugal.


O problema é o dinheiro. Em tempo de crise, quem quer dar 30 milhões de dólares por ano ao "Tio" Bernie? Fala-se que o Abu Dhabi deu 50 milhões para acolher a Formula 1 só em 2009...

Neste caso, ou ele baixa o valor, ou então nas próximas semanas, senão dias, vais ler mais noticias de cancelamentos. E depois, como vai ser?