quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Dakar 2009 - Dia 5

Passados os incidentes do dia, é agora a vez da etapa em si. Foi um dia onde a Volkswagen continuou a demonstrar a sua força, onde o vencedor não foi Carlos Sainz, mas sim o sul-africano Giniel de Villiers. Mas o facto de Sainz não ter ganho esta etapa significou que o novo vencedor é agora o seu maior rival, o qatari Nasser Al-Attiyah.

A etapa de hoje, que ligava Neuquen a e San Rafael, uma especial de 763 quilómetros, 506 dos quais em especial cronometrada, trouxe muitos problemas aos primeiros. Sainz perdeu o "capot" do carro, perto do final da etapa, e chegou 15 minutos depois do sul-africano. Com isso tudo, Sainz perdeu a liderança para Al-Attiyah (que foi quarto na etapa) e caiu para a terceira posição, a 6 minutos e 33 segundos. O segundo é agora Giniel de Villiers, que tem um atraso de 2 minutos e 24 segundos sobre o piloto árabe da BMW.

Quanto aos Mitsubishi, o francês Stephane Peterhansel perdeu o capot traseiro do seu carro e foi quinto na etapa. Na classificação geral, é o melhor da marca japonesa, com um atraso de 14 minutos sobre o lider. No caso dos portugueses, chegaram muito atrasados ao final da etapa, a mais de duas horas dos lideres.

Nas motos, o vencedor foi o americano Jonah Street, que "herdou" a vitória pois até poucos quilómetros da meta, o lider destacado era o chileno Francisco "Chaleco" Lopez, que se atrasou e terminou a etapa no terceiro lugar, a 7 minutos e 34 segundos do vencedor. O espanhol Marc Coma, actual lider, teve um furo, perdeu 19 minutos e terminou a etapa no nono lugar.

Quanto aos portugueses, a etapa de hoje foi bastante positiva, com Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves a intrometerem-se de forma consistente no "Top Ten". Rodrigues foi mesmo um dos principais destaques do dia, acabando no quinto lugar na etapa, enquanto que Gonçalves foi o décimo primeiro na etapa de hoje. Com este resultado, Helder Rodrigues e Paulo Gonçalves treparam na classificação geral, sendo Rodigues agora o sexto classificado, a 1 hora e 17 mimutos do líder, e Gonçalves ascendeu as 12º lugar, a 1 hora e 57 minutos do espanhol.

A etapa de amanhã ligará San Rafael a Mendoza, na Argentina, que terá ao todo 624 quilómetros, 395 dos quais em troço cronometrado.

1 comentário:

Raúl disse...

tuvo mala suerte nuestro carlos sainz se perdio y perdio el liderato pero tenemos el de motos con marc coma