sábado, 24 de janeiro de 2009

Em tempo de crise, FIA aumenta Superlicenças

É uma medida polémica, e tem potencial para virar crise. a FIA decidiu aumentar o preço das Super Licenças para a temporada de 2009, numa altura em que a grelha de partida pode ser a mais pequena em 40 anos.

De acordo com o site britânico Autosport, a Super Licença este ano passa a custar 10.400 euros por piloto, mais 2.100 euros por ponto conquistado, acrescido de 2.720 euros do seguro obrigatório. Isto significa, por exemplo, que o actual campeão do Mundo, Lewis Hamilton, teria pago em 2008, 230 mil euros para disputar esse campeonato. Pedro de la Rosa, actual piloto de testes da McLaren e presidente da GPDA, a entidade que defende os interesses dos pilotos, está revoltado com esta situação, e já pediu aos pilotos para que atrasem o pagamento em pelo menos três semanas, para que o assunto seja discutido na reunião da FOTA, marcada para essa altura.

"É um assunto muito sério. Não é justo que de um ano para outro o preço cresça tanto", afirmou o espanhol Fernando Alonso. Max Mosley, o presidente da FIA, justificou no mesmo site que o aumento das Super-Licenças se deve á inflação e aos esforços que a FIA faz para aumentar a segurança dos circuitos: "Gastamos uma fortuna em segurança e para garantir a integridade dos pilotos. Muitos que estavam tendo que lidar com essa conta perceberam que vinham gastando muito, enquanto os pilotos ganhavam bastante dinheiro. Daí veio o aumento no preço da Super Licença", explicou Mosley, em declarações captadas pelo site brasileiro Pitstop.

Contudo, Mosley disse também que estaria disposto a negociar a GPDA, desde que todos os pilotos do actual pelotão declarem publicamente quanto ganham por ano. Vamos a ver se isto vai chegar a bom porto, embora confesse que não veja a repetição de Kyalami 1982. Acreditam ver 18 egos juntos no quarto de um hotel bor uma "boa causa"? Seria o bom e o bonito...

1 comentário:

Anónimo disse...

Como são esses bandos de hipocritas os Senhores Max Mosley e Bernie Ecclestone....
Cada vez mais pego um odio desses dois....o tempo vai passando, eles ficam mais velhos, cada vez mais gaga.......
Tipo eu viro uma especie de Jorge Kajuru quando fala do Ricardo Teixeira.....kkkkkk

Desculpe usar esse espaço pra desabafar.....kkkkk