sábado, 11 de abril de 2009

A1GP - Ronda 6, Portimão (Qualificação)

A qualificação desta tarde para as corridas de amanhã da A1GP, em Portimão, deu a Robert Doornbos e Vittantonio Liuzzi as pole-postitions das corridas Sprint e Feature, respectivamente. Quanto a Filipe Albuquerque, vai partir amanhã da quinta e sétima posição, respectivamente, e atrás dos seus maiores adversários: Adam Carrol, da Irlanda, e Neel Jani, da Suiça.


Na primeira sessão, para a Sprint Race, Liuzzi conseguiu usar o botão "push to pass" para conseguir algo inédito na curta história do A1GP: ser o primeiro piloto a conquistar a "pole-position" na sua corrida de estreia. Para além disso, e a estreia da Itália nestas lides. Ao lado de Liuzzi ficou o holandês Robert Doornbos, a 0.471 segundos do italiano. A segunda fila ficou a cargo de Mónaco (Clivio Piccione) e de Líbano (Daniel Morad), e só logo a seguir aparece Filipe Albuquerque, que ficou a 0.902 segundos de Liuzzi. O piloto de Coimbra vai ter vantagem em relação a outro adversário na luta pelo título, a Suiça, já que Neel Jani não marcou tempo e vai partir da última posição da grelha. Felipe Guimarães, do Brasil, vai partir da 14ª posição.


Na Feature Race, Doornbos vingou-se de Liuzzi e conseguiu a "pole-position", ficando à frente de Adam Carrol, da Irlanda, e de Neel Jani, da Suiça, todos adversários de Albuquerque no campeonato. O piloto português foi sétimo, depois de ter sido terceiro durante boa parte da qualificação. Felipe Guimarães cometeu a proeza de conseguir a quinta posição na grelha, igualando o resultado de Kyalami.

Sem comentários: