domingo, 17 de maio de 2009

WTCC: BMW dominam em Pau, Seat perdem dois segundos por volta

O fim de semana do WTCC em Pau demonstrou que os BMW e os Chevrolet dominaram as corridas do fim de semana francês, com os Seat a ficaram na cauda da tabela, depois da FIA ter alterado os regulamentos em relação ao limitador da potência dos Turbo, que causou a declassificação do Seat de Tiago Monteiro, na segunda corrida de Marrakech, em Marrocos.

Para piorar as coisas, o fim de semana foi fértil em polémicas, com toda a gente a queixar-se de toda a gente em relação à legalidade das limitações às rotações dos carros, que levou á anulação dos tempos a sete carros. Com todas as equipas a queixarem-se umas das outras, a plémica está lançada, e não se admire que possa haver decisões fortes nos próximos dias, que possam colocar em causa o campeonato deste ano. Para além disso, um incidente de corrida, na segunda volta da segunda corrida do dia, em que o Safety Car, que entrou devido ao incêndio no BMW de Felix Portero, precipitou-se a entrar na pista e bateu no BMW de Franz Englester, causando a interrupção da corrida.

Curiosamente, nessa corrida, quem herdou a liderança foi o Chevrolet Cruze de Alan Menu, que lá ficou até ao final, apesar das pressões por parte do BMW do brasileiro Augusto Farfus. O inglês Rob Huff subiu ao lugar mais baixo do pódio, enquanto que Gabriele Tarquini foi o melhor dos Seat, na sexta posição da corrida, e Tiago Monteiro terminou a prova na 11ª posição. Na corrida anterior, foram de novo os Chevrolet a ganhar, com Rob Huff, seguido dos BMW de Augusto Farfus e de Jorg Muller, com os Seat fora dos oito primeiros classificados.

Esses resultados, bem como as novas regras, deixaram a equipa espanhola na mão. Em Pau, perante a tolerância zero aos limites de potência do turbo, obrigados pela FIA, a equipa viu-se forçada a reduzir a potência de cada unidade, o que resultou numa diminuição em 40 cavalos da performance em pista. Num campeonato que, até aqui, tinha normalmente 15 pilotos dentro do mesmo segundo, isso significou cerca de dois segundos por volta a mais para os León TDI. Algo que deixa os pilotos oficiais da marca, como Tiago Monteiro, bastante frustrados:

"Os últimos dias foram muito frustrantes. Ninguém encontra justificação para mais esta alteração nos regulamentos. Para mim e para os outros quatro pilotos é como se estivéssemos a pilotar outro carro. Temos 40 cavalos a menos, o que representa uma diferença de quase dois segundos por volta para os mais rápidos. Tanto na primeira como na segunda corrida percebemos que assim os nossos Léon TDI dependem do azar dos outros para chegar aos pontos. Se nada acontecer à nossa frente podemos, na melhor das hipóteses, chegar a meio da tabela. Mais, neste estado actual das coisas, o resultado fica sempre em suspenso, até que venha a confirmação da direcção de prova, depois de demoradas verificações técnicas. Penso que, perante este cenário, a Seat irá repensar o futuro. Mas, vamos ter de aguardar pelo próximos dias para conhecer uma decisão da equipa", afirmou.

Com estas polémicas novas no WTCC, esperamos uma decisão radical em vista?

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