sábado, 22 de agosto de 2009

GP2 - Ronda 8, Valencia (Corrida 1)

Na primeira corrida desta tarde da GP2, no circuito urbano de Valencia, o russo Vitaly Petrov levou a melhor sobre o alemão Nico Hulkenberg, mas foi por... pouco. Apenas 0,2 segundos separaram o vencedor da corrida do segundo classificado. Sergio Perez foi terceiro e Alvaro Parente, piloto português da Ocean Racing Technology, fez uma excelente prova e terminou no quarto posto, depois de ter partido do sexto posto da grelha e aproveitar do erro de Roldan Rodriguez e dos problemas de Lucas di Grassi, que desistiu com problemas na caixa de velocidades.

A corrida começou com Petrov a ultrapassar o "poleman" Hulkenberg na partida, ficando no lugar até à bandeira de xadrez, aguentando as pressões do piloto alemão, que é o actual lider do campeonato. Sabendo que as coisas iriam serr assim decidiu antecipar a sua paragem nas boxes, no sentido de conseguir ultrapassá-lo dessa maneira. Entretanto, um pouco atrás, o holandês Gierdo van der Garde era obrigado a fazer um "Drive Through" devido ao facto de ter antecipado a partida (ele tinha partido da última fila da grelha)


No regresso dos pilotos à pista, as posições mantiveram-se, e Hulkenberg pressionou bastante o piloto russo da Addax, no sentido de este cometer um erro. Só que este defendeu desses ataques e foi assim até aos últimos metros, onde o russo, que poderá ir para a Formula 1 em 2010 ao serviço da Campos, venceu pela segunda vez este ano na GP2.


Quanto a Alvaro Parente, partindo da sexta posição, lutou com Roldan Rodriguez e Lucas di Grassi pelo quarto posto da corrida. Parou mais tarde na sua troca de pneus, mas não aproveitou. Entºao partiu para o ataque e aproveitou os erros de Rodriguez e os problemas mecânicos de Di Grassi para chegar à quarta posição final, já que estava muito distante de Sergio Perez, que era o terceiro. No final da corrida, satisfeito com os cinco pontos no bolso, o piloto português da Ocean Recing Tech comentou:


"Valência, como qualquer citadino, torna as ultrapassagens muito complicadas. Aqui ainda temos algumas escapatórias mas, mesmo assim, é difícil. Foi uma boa corrida, que começou bem e percebi logo que conseguiria manter um ritmo forte. A paragem nas boxes não foi perfeita e perdi um lugar mas depois em pista conseguimos recuperar. Foi a fase mais interessante com lutas incríveis. Pressionei muito o (Roldan) Rodriguez e depois aproximei-me do Di Grassi que acabei por passar já bem perto do fim. Não dava para muito mais! Não tínhamos andamento para os dois primeiros e neste circuito é muito difícil ultrapassar. Consegui aproveitar um erro do Roldan Rodriguez e beneficiar dos problemas do Lucas di Grassi para subir duas posições. O pescoço ainda me dói um pouco, mas não foi isso que me impediu de realizar toda a corrida ao ataque. Este quarto lugar é um bom resultado face às circunstâncias”, confessou Parente.


Para a prova de amanhã, o piloto da cidade do Porto tem mais confiança em alcançar o pódio, dado que largará da quinta posição da grelha de partida, e tem atrás de si pilotos como Petrov e Hulkenberg. “Para a prova de amanhã vou alinhar no quinto posto da grelha de partida e será determinante realizar um bom arranque. Vou voltar a atacar, sempre com o cuidado em não cometer erros e, com esta abordagem, espero obter mais um bom resultado”, salientou.


Quanto a Karun Chandhok, o piloto indiano sempre lutou pelos pontos, dado que largava da oitava posição. Após a troca de pneus, estava em nono lugar, mas a tentar apanhar Davide Valsecchi. Quando Chandhok conseguiu ultrapassar, o italiano deu-lhe um toque que o danificou irremediavelmente: "Aquele era um dos poucos pontos em que sabia que tinha vantagem porque conseguia travar mais tarde. Ataquei e quando ia a passar o Davide Valsecchi fechou a porta e o toque danificou o meu carro. É uma situação de corrida mas foi pena porque comecei bem, integrado no grupo em que estava o Álvaro e tinha um carro competitivo. Depois o segundo jogo de pneus demorou um pouco mais do que esperávamos a atingir a temperatura ideal mas quando isso aconteceu voltei ao ritmo do início. Este Domingo já sei que terei pela frente uma corrida muito complicada", comentou.


Lucas Di Grassi foi outro dos abandonos do dia. O piloto brasileiro queixava-se de ter tido um mau fim de semana devido aso problemas com o seu carro: "O desempenho do carro não estava bom. Estávamos enfrentando um problema com os travões, que são bastante exigidos num circuito como Valência, que tem longas rectas e curvas que pedem fortes travagens. De qualquer maneira, estava bom, porque seriam pontos importantes para o campeonato, mas com a quebra perto do final da corrida, isso não foi possível", comentou o brasileiro, que ainda falou sobre as suas chances no campeonato:


"Com isso, o campeonato começa a ficar cada vez mais complicado. Mas sei que ainda tenho chances e não vou desistir enquanto o título não estiver matematicamente decidido", comentou, em declarações captadas no site brasileiro Tazio.


A Sprint Race de amanhã acontecerá às 9:30 da manhã, e terá o venezuelano Pastor Maldonado na pole-position.


P.S: E este é o post numero 3500 da história do Continental Circus. De facto, tenho esta mania de escrever imensos posts por dia, mas é sempre por uma boa causa. E isto pode ser representado como mais um marco na história deste blog. E ainda por cima, é sobre algo bom para as cores portuguesas...

2 comentários:

Unknown disse...

3500 posts...

Fico imaginando quando que eu chegarei nesse número...

Parabéns Speeder

Abraços

Raphael Serafim

Full Machine

Cezar Fittipaldi disse...

Poster numero 3500: significativo, meu caro, muito significativo. Mas, mais importante que a quantitade é a qualidade dos seus posts, e consequentemente de seu blog. Parabéns do Brasil. Continue sendo uma referência para nós blogueiros.
abraço.