sábado, 27 de março de 2010

Formula 1 2010 - Ronda 2, Austrália (Qualificação)


Digamos que pressentia isto ontem, após os treinos livres. Não porque tenha dotes adivinhatórios, basta ler os sinais. Quando, entre os vários "soundbytes" destes últimos tempos, Lewis Hamilton disse a frase "os Red Bull são ridiculamente rápidos", pressenti que isto ia ser como a velha frase do antigo jogador de futebol inglês, Gary Liniker "O futebol são onze contra onze, e no final, ganha a Alemanha". Aqui, nesta Formula 1 2010, a velha frase pode ser adaptada como algo do género "são 24 carros na grelha, mas a pole-position é da Red Bull". E foi o que aconteceu esta manhã, em Melbourne, com Sebastien Vettel. Só que agora teve a companhia de Mark Webber, o "homem da casa", e monopolizam a primeira fila.

Mas vamos por partes. Para chegar aqui, Vettel teve que superar uma concorrência forte, e ainda por cima, este ano quer mostrar que tem a melhor máquina do momento. Portanto, o resultado do Bahrein foi parcialmente vingado nesta madrugada. Mas para que esta seja competa, tem de ganhar amanhã.

"Foi um grande resultado para a nossa equipa. Estar na pole aqui é um pouco como uma vingança já que o Webber conseguiu a pole no GP da Alemanha do ano passado. Demos um grande passo para a qualificação, melhorando o carro e tornando-o mais eficaz. A ultima sessão foi uma questão de saber se chovia ou não e consegui fazer um bom tempo, com uma grande volta. Perdi um pouco de tempo já perto do final da volta, mas consegui a pole. Estou bastante contente, mas temos de esperar por amanhã, porque a corrida costuma ser bastante confusa com o Safety Car e outros incidentes, mas vamos ver como vai correr, estou na melhor posição para a corrida.", afirmou Vetttel na conferência de imprensa.

"Gostava de estar na pole, mas fiz o meu melhor, perdi algum tempo no sector intermédio, mas no geral, fizemos um grande trabalho, também para a equipa, com este resultado. Fomos muito rápidos na qualificação mas temos de esperar pela corrida", declarou o piloto australiano.

Quem demonstra estar também em forma são os Ferrari e McLaren. Se no Bahrein, Hamilton e Massa foram melhores, aqui em Melbourne foi Fernando Alonso e Jenson Button que partilharam a segunda fila da grelha de partida, e no caso do piloto da McLaren, a sua diferença foi bem mais contundente, já que Lewis Hamilton é um pálido 11º classificado na grelha, provavelmente fruto dos excessos de ontem á noite, e consequente multa da policia...

No caso da Ferrari, as diferenças foram poucas, pois Felipe Massa foi apenas sete décimos mais lento do que o espanhol, mas claro, este comela a ganhar um ascendente dentro da equipa. Será uma tendência para continuar? Vou dar mais umas corridas para ficar com certezas.

Já a Mercedes não aquece, nem arrefece. É certo que Nico Rosberg superou Michael Schumacher, mas ambos serão sexto e sétimo na grelha, respectivamente. E atrás deles está uma agradável surpresa: o Williams-Cosworth de Rubens Barrichello, que anda a aproveitar bem a sua experiência para desenvolver o carro da equipa britânica. E para fechar o "top ten", os suspeitos do costume: Adrian Sutil e Robert Kubica. Será que desta vez se vão portar bem? No Bahrein as coisas correram mal...

Destes, passamos para o outro extremo. Das novas equipas, topa-se que a Lotus é a novata mais sólida do campeonato. É sempre melhor do que a Virgin e a Hispania, e apesar de Jarno Trulli e Heiki Kovalainen serem quase dois segundos mais lentos que os outros (neste caso em particular, do Renault de Vitaly Petrov), já começam a cavar um fosso para os Virgin de Timo Glock e Lucas di Grassi. E na Hispania, os carros continuam na última fila, Com Bruno Senna a ser melhor que Karun Chandhok, mas desta vez não passaram vergonhas.

Agora resta acordar amanhã bem cedinho para ver o GP da Australia, esperando que seja um espectáculo diferente daquele que vimos no Bahrein. Assim esperamos.

Sem comentários: